domingo, 11 de janeiro de 2009

MAIS UMA VOZ NA CACOFONIA DA INTERNET

Meu indomável espírito jornalístico me leva a criar este blog com o qual pretendo repartir minhas inquietudes com os leitores. Algumas experiências indicam que posso contribuir com alguma luz dentro da cacofonia que atualmente caracteriza o universo da comunicação. Tem sido assim com a coluna semanal, Cenários, que publico, às terças-feiras, no portal da MegaBrasil(www.megabrasil.com.br/) focado em temas de Comunicação Corporativa, mas na qual abordo assuntos gerais. Tem sido assim, também, no Blog do Serrano, que publico no portal Santista Roxo (www.blogsantista.com.br/serrano), no qual trato da minha paixão futebolística, o Santos Futebol Clube.

Os blogs nos dão abertura para falar com o público sem intermediários, nem grandes investimentos. Pretendo colocar à serviço dos leitores minha longa experiência de 35 anos como jornalista de algumas das mais importantes redações do país e de assessor de comunicação de empresas, políticos influentes, instituições públicas e governamentais. É uma experiência que possibilita uma visão madura e equlibrada dos "fatos de hoje, notícias de amanhã", como propagandeava a abertura do noticiário cinematográfico "Les Actualités Françaises", que passava nos cinemas nos meus tempos de infância e juventude.

Blogs são o campo por excelência da análise e da opinião, mais do que da notícia. Quem fornece noticias são as grandes empresas de comunicação, que tem amplas equipes de jornalistas para captá-las. Aos blogueiros cabe palpitar sobre elas, desde que os leitores acreditem que eles têm competência para tanto. Cabe, também, abrir canais de discussão sobre o que acontece no mundo, aproveitando a capilaridade e a universalização possibilitadas pela Internet. Dizem que esta, a Internet, é a grande ferramenta para a formação da opinão pública nos dias que correm, quebrando a hegemonia das grandes empresas de comunicação nesse campo. Concordo que ela tem um enorme papel, mas não está sozinha nessa função. Nos EUA, os indicadores mostram que ela tem um enorme papel. Na Europa, menos que nos EUA. No Brasil, TVs (principalmente a aberta), rádios, igrejas, movimentos sociais e outros canais têm enorme influência.

Um blog exige postagens diárias, às vezes mais do que uma por dia. Exige, portanto, um esforço dos que não trabalham exclusivamente para ele, como eu, que me dedico a algumas tarefas na área de comunicação para ganhar a vida. É preciso estar atento ao que acontece pelo mundo, selecionar o que se julgar importante e abordar o tema de forma relevante para o público. Vou tentar fazer isso e espero muita participação dos leitores via comentários. O blog se chama Serrano & Cia. E a companhia são todos vocês.

2 comentários:

  1. Suas impressões e análises sobre o cotidiano serão sempre bem-vindas. Não preciso repetir que sou fã dos seus textos e certamente eles enriquecerão esta nova ferramenta da comunicação: a blogosfera.
    Parabéns!

    ResponderExcluir