terça-feira, 10 de março de 2009

O DESAFIO DA VOLTA DE RONALDO

(Publicado originalmente na coluna Cenários no portal Jornal da Comunicação Corporativa (www.megabrasil.com.br)


Sou santista roxo, adoro ver o meu time bater o Corinthians, prazer que foi interminável na era de Pelé e tem se repetido com certa constância nos últimos anos.

Mas, como amante do futebol, fiquei feliz com o primeiro gol do Ronaldo em sua atual temporada no time do Parque São Jorge. Como craque que é, ele merece voltar a brilhar nos gramados. Como brasileiros, devemos ficar felizes, não só em retribuição às alegrias que ele nos deu em Copas do Mundo, mas também pela afirmação da qualidade superior de nossos jogadores neste esporte que é praticado em quase todos os recantos do mundo.

No acordo entre Corinthians e Ronaldo houve e há muitas coisas em jogo:

A volta dele aos gramados, superando mais uma vez seus problemas de contusão, foi uma.

O fortalecimento da imagem e da marca Corinthians após seu retorno à elite do futebol brasileiro, foi outra.

A abertura da chance de retorno ao Brasil de nossos grandes craques que jogam na Europa, foi uma terceira.

A consequente valorização dos campeonatos brasileiros no mercado mundial – e não só de nossos jogadores – é uma quarta.

Nem todas essas coisas vão acontecer ao mesmo tempo. Até agora, a primeira e a segunda estão se confirmando. A terceira e a quarta podem acontecer ou não.

Sua confirmação dependerá da ousadia dos dirigentes dos clubes brasileiros e de parceiros e investidores interessados em apostar em um futuro melhor para as competições de futebol no Brasil.

Se ocorrer, todos ganharão. Os clubes, a mídia esportiva e em geral, as empresas patrocinadoras, as agências de publicidade, todos os negócios que giram em torno do futebol, o público amante do esporte, o orgulho nacional e a própria imagem do Brasil no exterior. Deixaríamos de ser exportadores de pé-de-obra de primeiríssima qualidade para vender o espetáculo do legítimo futebol brasileiro ao mundo. Algo como trocar a exportação de matéria-prima pela venda de produtos acabados, com muito mais valor agregado.

Será preciso ter coragem e visão de futuro. A depender das duas partidas que jogou, a volta de Ronaldo deu certo no campo, até agora. Mas ainda tem que produzir outros efeitos, como o conseqüente fortalecimento do time do Corinthians e que os patrocínios esperados se confirmem. Até agora isso não aconteceu, não se sabe por insegurança de eventuais patrocinadores ou pela crise do momento, ou pelas duas razões. Quem sabe as duas boas performances de Ronaldo animem pelo menos os investidores inseguros.

Enfim, torço para que a parceria Ronaldo/Corinthians dê certo e sirva de exemplo para os demais clubes brasileiros. Só espero que ele sempre jogue mal contra o Santos.

2 comentários:

  1. O Corinthians é realmente um "fenomeno" e o Ronaldo teria que ser parte desse fenomeno.O seu apelido nunca foi tão verdadeiro como agora.Ronaldo é agora um verdadeiro fenômeno,pois joga pela entidade maior do esporte mundial.Viva a Nação corinthiana!!!
    Jose Eduardo Bandeira de Mello

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  2. Caro Serrano, apesar do tempo de jejum da era Pelé e dos infortúnios dos últimos três anos, temos um saldo positivo diante do Santos. E ainda estamos gastando os créditos do 7x1 de 2005.
    Parabéns pelo post, e pela torcida não pelo Corinthians, mas pelo Ronaldo, figura que terá lugar marcante na história do futebol brasileiro.

    O retorno de um jogador como ele - mesmo que combalido - aos gramados brasileiros é marcante. Por pura sorte, eu o vi jogar por um time brasileiro, o Cruzeiro, em uma derrota para o meu Corinthians, em novembro de 2003. Na época, já era uma jovem promessa. Mas é indigno de nossa tradição futebolística que jogadores desse porte mal pisem nossos gramados e raramente criem qualquer vínculo com os clubes que os revelaram.

    Talvez a crise econômica altere um pouco esse cenário, especialmente para os clubes que tenham sensibilidade para fazer dinheiro com bom futebol e respeito ao torcedor e não apenas com a venda de jogadores.

    O exemplo da semana é o quanto o Corinthians faturou em apenas dois jogos. O de domingo, com as ações certeiras de marketing em torno da presença de Ronaldo. E o que será hoje, com venda total de ingressos.

    abraços,

    Carlos Carvalho

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