quarta-feira, 6 de maio de 2009

UM GRAVE ERRO DE MARKETING DA NIKE

A Nike publicou um anúncio - um peixe morto embrulhado em uma folha de jornal com notícia sobre a conquista do Campeonato Paulista pelo Corinthians - que provocou uma enorme revolta na torcida santista. Os protestos foram tantos que a empresa tirou o anúncio de seu site. Publico a seguir manifestações de protesto de santistas apaixonados.


A Nike e o exemplo de como não vender o peixe

Por Odir Cunha, jornalista

Ontem, terça-feira, dia 5 de maio, por volta das 16 horas, após receber milhares de mensagens de santistas indignados, a Nike tirou do seu site a foto de um peixe enrolado em uma página de esportes de jornal que noticiava o título do Corinthians (retirou a foto ofensiva, mas negou-se a se retratar, como foi pedido pela superintendência do Santos em São Paulo).O que poderia parecer compreensível se fosse feito por um torcedor limitado e vingativo qualquer, ressoou como um exemplo de marketing às avessas, como uma demonstração de extremo mau gosto e falta de inteligência ao ser elaborado e divulgado por uma das marcas mais conhecidas do esporte - da qual se espera mensagens que exaltem o amor ao futebol e não o ódio e o menosprezo aos adversários.

A não ser que tenha decidido vender seus produtos apenas para torcedores do Corinthians, a Nike demonstrou uma espantosa falta de visão de mercado.Será que seus gênios de marketing e publicidade não sabem que mais de 80% dos brasileiros não fazem parte do "bando de loucos"?Será que não sabe que a maior parte dos seis milhões de santistas que se espalham pelo Brasil pertencem no mínimo à classe média e estão entre os consumidores potenciais de seus artigos?Será que a multinacional não sabe que no Brasil a maioria absoluta de torcedores de Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Grêmio, Vasco e tantos outros grandes times, torciam para o Santos nesta final?Sim, a maior torcida do País - e isto os próprios corintianos fazem questão de dizer - é a de anti-corintianos. Ou seja: para todos eles a Nike, sem trocadilho, vendeu muito mal o seu peixe.

Como agia a ParmalatSe tivesse pesquisado cases anteriores, como é obrigação de um bom profissional de marketing e publicidade, os criativos da Nike teriam descoberto que, quando patrocinava o Palmeiras, a Parmalat não anunciava na mídia esportiva e em suas campanhas publicitárias jamais ligou sua imagem a uma equipe. A explicação é a de que agindo assim evitava a rejeição de torcedores de outros times. A empresa italiana sabia que não poderia viver só do poder de compra dos palmeirenses e se preocupava em não perder seus demais clientes.Apesar de todo esse cuidado, sabe-se que torcedores de outros clubes - corintianos, principalmente - passaram a evitar os produtos da Parmalat, pois encaravam isso como uma espécie de fortalecimento do inimigo.

Como a Nike quer, agora, que os torcedores de Santos e outros clubes reajam diante de sua piada patética? O palmeirense, ao ver tal "anúncio", deve ter pensado: se fosse o Palmeiras, estariam embrulhando um leitãozinho com uma maçã na boca? E se o título fosse conquistado em cima do Flamengo? Enrolariam um urubu?...

Ora, os símbolos criados pelos torcedores rivais sempre partem do menoscabo. Uma empresa ligada intimamente ao futebol, que valorize o fair play, uma das preocupações da Fifa, não pode estimular a ironia e o sarcasmo que inevitavelmente levam ao revanchismo e à violência.Não bastasse o prejuízo à imagem da empresa e ao seu faturamento, os criativos da Nike deveriam saber, ainda, que o Peixe também é o símbolo do Cristianismo e que, coincidentemente, vivemos no maior País católico do planeta (mas esperar que os criativos da empresa saibam disso já é exigir muito).

Por fim, ao tentar diminuir a importância do rival na final do Campeonato Paulista, a Nike reduziu a importância de sua própria conquista. Que mérito há em derrotar um peixe morto? Não há muito mais valor em superar um clube que, entre muitos títulos, já foi duas vezes campeão mundial, duas vezes da Libertadores, oito vezes campeão brasileiro e é considerado o melhor de todos os tempos?Bem, ainda há tempo da Nike redimir-se da histórica grosseria contra o clube brasileiro que mais fez pelo beautiful game e o fair play no futebol. Os santistas e todos os amantes deste esporte continuam à espera de uma retratação no mesmo espaço e com o mesmo destaque que foi dado à bizarra comemoração do título paulista

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Caro David Grinberg

Por Fernando Luna, publicitário

Existem anúncios oportunistas e de oportunidade.

Quando morreu o jogador do São Caetano eu fiz um anúncio para a Wilson com a bandeira de escanteio a meio palmo, representando luto.

Quando o Santos foi campeão brasileiro a Bombril fez um anúncio com Carlinhos Moreno travestido de Robinho comemorando.

Quando o Santos iniciou a luta pelo reconhecimento dos 8 títulos brasileiros que conquistou em campo eu fiz um anúncio dizendo que se o Brasil é Penta o Santos é Octa.
Como a fidelidade por um time de futebol é muito maior do que por uma marca de carro, de roupa, de eletrodoméstico, de sabonete e até mesmo superior a fidelidade matrimonial, acho no mínimo perigoso comemorar a conquista de um campeonato fazendo um anúncio menosprezando o time perdedor. Imagine se a Umbro, caso o vencedor fosse o Santos, fizesse um anúncio de comemoração do título utilizando a imagem de um gambá (verdadeiro símbolo corintiano) tomando um banho de espuma, numa banheira acompanhado do título “Esse campeonato nós ganhamos de lavada...”

Sou um profundo admirador tanto dos trabalhos desenvolvidos mundialmente para a Nike como dos trabalhos desenvolvidos por sua agência no Brasil. Mas, após a publicação do anúncio aprovado e veiculado por vocês, sinto-me no direito de nunca mais comprar qualquer produto Nike e já a partir de hoje começarei a usar como pijama todas as camisetas e calções que possuo com a marca de vocês.

Vocês ganharam milhões de inimigos, com dinheiro para comprar produtos originais e não de camelôs.

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Todo Fim Tem Um Começo !

Por Victor Rebouças, profissional de marketing

A euforia de uma vitória pode por vezes provocar derrotas imensas.

Alguns chegam a perder a própria vida, nessa desnecessária disputa anti-desportiva.

Mas como profissional de comunicação, tendo lançado marcas importantes no mercado, entre as quais a própria Mizuno, jamais ví tamanha demonstração de amadorismo e inabilidade mercadológica, como a demonstrada pelos irresponsáveis do que deveria ser um departamento de marketing de uma empresa transnacional.

A verdade, é que essa derrapagem demonstrada no bunner veiculado pela empresa, combina demais com o boato que surgiu no final dos anos noventa de que a nike se utilizava de mão de obra infantil e escrava, na Ásia, para poder competir com os preços da concorrência, em todo o mundo, fato que jamais quis acreditar, mas que se equivale a postura desta péssima idéia criada, aprovada e veiculada, com certeza, por amadores do marketing da empresa.

Antagonizar duas das maiores torcidas do Brasil e do mundo, e ainda expôr a marca da própria empresa, correndo o risco de ter demonstrado como é que voces encaram o esporte e as inevitáveis vitórias e derrotas, me faz imaginar qual seria o bunner que voces teriam feito, ai na garagem onde trabalham, para curtir com a cara de cada corinthiano, quando do rebaixamento do clube para a segunda divisão.

Voces menosprezaram os NOVE MILHÕES de torcedores do Santos Futebol Clube, daqui do Brasil, e vão atingir de frente mais outras dezenas de milhões de torcedores em todo o mundo, que aprenderam a respeitar e amar um time que apresentou para o esporte mundial atletas do peso de um Pelé, cuja marca é muito mais conhecida no planeta do que a sua própria empresa. vejam bem!! Voces atiraram contra um clube que fez em apenas um jogador uma marca mais forte do que a vossa própria marca!!!

Não posso acreditar que isso tenha partido de algum profissional, senão de algum amador mal importado, e que deveria voltar para sua casa, pensando em estudar mais para poder praticar algo útil, ético, saudável e sustentável.

Aliás, sustentabilidade é o tema recorrente nas melhores empresas do mundo e me espanta que a nike ainda esteja neste patamar demonstrado da infeliz peça publicitária. Diga-se de passagem, uma peça PUBLICIOTÁRIA !

Do fundo do coração, como profissional de marketing e santista com muito orgulho, desejo que todos os torcedores do futebol, como dos outros esportes, percebam qual é a categoria e a qualidade sofrível da nike e expurgue seus produtos de casa, oferecendo-os como doação `as entidades necessitadas ou simplesmente destinem para reciclagem, como eu o farei com o que tiver esta marca entre meus filhos, pois assim espero estar contribuindo para que a matéria prima utilizada em tais produtos, extraída do meio ambiente, possa ter um destino mais digno.
Se a nike precisar de ajuda para escolher profissionais de marketing e propaganda competentes, podem contar comigo, pois serei o primeiro a demitir esse amador contratado pela empresa.

Quando as coisas começam a cair, fica fácil terminar de derrubar!

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Quem enviou protesto ao site da Nike recebeu a seguinte resposta:

"Agradecemos pelo envio da manifestação. Esclarecemos que a Nike, em nenhum momento, teve a intenção de desrespeitar a instituição Santos Futebol Clube e a sua torcida.

A peça publicitária foi criada para celebrar a conquista do Corinthians utilizando uma linguagem bem humorada e inerente ao futebol Estamos à disposição para mais informações".

Atenciosamente, Nike do Brasil
http://www.nikevoce.com.br/

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Os textos foram originalmente publicados na newsletter oficial do Santos FC

6 comentários:

  1. Nunca comprei produto da Parmalat porque sua imagem era vinculada ao Palmeiras. Só um palmeirense não admite isso, ou um mal intencionado. Fiquem a vontade para não comprar produtos da Nike, santistas. No problem...

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  2. Sergio Londrina6/5/09 3:53 PM

    Aproveite e mande como forma de protesto contra a Nike, o Neymar para o Pq Sao Jorge. Não foi ele que está estrelando uma campanha da Nike????

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  3. A Nike é conhecida por utilizar trabalho escravo e infantil na Ásia. Enfim, é uma MSI que faz calçados - nenhum patrocínio seria mais apropriado para o timãozinho.
    Carlos Juvenal Siqueira/ SP

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  4. da nike só poderia esperar isto, afinal quem patrocina os CUrinthiANUS, eu nunca mais compronada desta empresa

    antonio de Araçatuba-sp

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  5. EU QUERO QUE ESTA NIKE SE FODA, TENIS SÓ USO AGORA DA OASICS E TCHAU GAMBAZADA

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  6. Bando de dor de cotovelo, tão assim porque o Timão ESTRAÇALHOU!

    Se fosse a nike zoando o Corinthians, ninguem diria nada!

    santos nada pode ser menor, viuvas do pelé!

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