Marina Silva está se movimentando com competência diante do convite que recebeu para concorrer à Presidência pelo PV.
Até agora não se deslumbrou, pelo contrário. Trata o convite com muito cuidado.
Está ouvindo todos os seus companheiros de 30 anos de história no PT, especialmente os do Acre, seu berço político e eleitoral. Também está sofrendo marcação cerrada de nomes de peso do PT, que tentam convencê-la a ficar.
Sua melhor declaração, na minha opinião, foi dada em entrevista a Daniela Chiaretti, do Valor Econômico:
"Estou ouvindo pessoas e vou me dar um tempo para pensar. Mas neste momento não estou discutindo candidatura, estou conversando sobre convite de me filiar ao PV e me desligar do PT. Falamos sobre a refundação do PV onde a discussãodo desenvolvimento sustentável passa a ser estratégica no progama partidário. Isso de candidatura é um processo talvez mais para a frente. Mas naõ tem nessas conversas um cálculo pragmático de ser candidata ou não, mas sim de busca de conteúdo.".
"O PV está trabalhando em seu conteúdo programático, em reestruturar o partido, em horizontalizá-lo...Só um Congresso comprometido de verdade manterá as conquistas para para que o Brasil tenha uma economia descarbonizada. Para que a nossa agricultura, nossa madeira, nossa carne possam ser duplamente preferidas. pela sua qualidade e pelo compromisso com a causa ambiental. Podemos criar uma nova narrativa para os nossos produtos...O cidadão está percebendo que pode eleger um senador ou um governador, mas também pode escolher um produtor de carne que respeita reserva legal e área de proteção ambiental"
O discurso é bom e sério, não trata só de preservação do meio ambiente, vai além, tem a ver com desenvolvimento sustentável.
Se ela se candidatar mesmo, será uma importante alternativa de voto para as camadas mais esclarecidas do eleitorado.
Representará uma lufada de ar fresco num quadro político viciado e, em certos aspectos, desmoralizado.
Oi Serrano,
ResponderExcluirvc viu a resposta dela para a Dilma? Fiquei sabendo que ela fez um apelo e disse que me entende. Afinal, ela saiu do PDT para ir para o PT e sabe como é isso.
Rápida e certeira, hein?
bjs Isa