quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

NUMEROLOGIA, NO CREO EN BRUJAS PERO QUE LAS HAY, LAS HAY

Nunca acreditei muito em fenômenos não racionais, mas com o passar do tempo comecei a dar valor à frase "Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay". Horóscopo e numerologia nunca me disseram muita coisa. Mas fiquei surpreso com a demanda de consultas à minha colega de agência, Maysa Marin, pedagoga, terapeuta e numeróloga.

Gente importante pede a ela estudos de numerologia sobre seus nomes ou sobre os que pretendem dar a seus filhos. Outro dia perguntei a ele: afinal, o que é numerologia e por que as pessoas recorrem tanto a ela?

Eis sua resposta, que divido com vocês:

O QUE É NUMEROLOGIA

“Eu, enquanto homem, não existo somente como criatura individual, mas me descubro membro de uma grande comunidade humana”.
Albert Einstein


Nomear é atribuir significado e importância às pessoas, objetos, sentimentos, países, empresas, produtos, enfim a tudo o que é conhecido do ser humano.

Ao nomearmos algo ou alguém estamos permitindo que ocorra a sua efetiva manifestação no universo da linguagem. É como se, no fundo, estivéssemos “dando vida” a este conceito.
Se algo ou alguém não puder ser associado a uma palavra ou nome, sua existência seria simplesmente ignorada, mas se pelo contrário, isto acontecer, este “novo” conceito se transformará em um som (uma vibração, uma energia sonora) que será repetida milhares de vezes através da comunicação.

Uma característica bastante importante do nome é a sua capacidade de expressar um conjunto enorme de atributos de forma bastante sintetizada. Quando pronunciamos o nome de uma pessoa, por exemplo, Albert Einstein, tudo o que ele foi e toda a sua obra imediatamente nos vêm à mente. Não há necessidade de detalharmos todo o conjunto de informações relacionadas a este grande cientista. O mesmo acontece com o nome de organizações ou instituições. Quando pronunciamos os nomes Coca-Cola ou IBM, é como se milhares e milhares de dados estivessem sendo instantaneamente comunicados.

A partir dessas observações podemos começar a concluir o quanto é importante o nome que é atribuído aos seres ou elementos que compõem o universo do qual fazemos parte.
Nomear também é retratar alguém ou algo através de uma energia.

Tudo o que está à nossa volta tem nome. Esses nomes se diferenciam uns dos outros devido ao significado simbólico, vibracional e energético que neles se encontra contido.

Quando alguém fala a palavra “flor”, imediatamente nosso cérebro encontra a imagem “arquivada” e sabemos o que está sendo dito. Mas, no mesmo instante somos remetidos ao significado interno acrescido pela emoção que tal símbolo tem acoplado. Ao entrarmos em contato com nomes, conteúdos dos mais variados tipos podem estar sendo mobilizados em nós.

Para a Numerologia, o nome recebido ao nascer, funciona como um código, que contém as informações sobre a identidade, a personalidade, os potenciais e as dificuldades a serem enfrentadas pela pessoa ou organização ao longo de toda a vida. A Numerologia funciona como a chave decodificadora, ao aprofundar e detalhar a análise do NOME e da DATA DE NASCIMENTO.

Muitos acreditam que seus nomes apareceram ao acaso e que não foram escolhidos. Mas, não será sempre um nome especial, aquele que foi escolhido, dentre muitos, para você?
Vamos partir do ponto de vista de que “nada é por acaso”. Há sempre uma razão maior, uma força que nos move, uma sincronicidade entre os eventos de nossa vida.

Vamos procurar um exemplo bastante comum. Porque teria a sua mãe (ou pai) gostado justamente do nome daquele artista de TV, do filme ou do personagem do livro e não de outro?
Cada um de nós tem o nome perfeito, ajustado à nossa forma de ser. Concluímos então que nenhum nome é bom ou ruim em sua essência, mas possui as características positivas e negativas que estão presentes em todos os números.

O que vocês terão oportunidade de conhecer realizando estudos numerológicos serão as qualidades atribuídas às polaridades positiva e negativa de cada um dos números e os vários conceitos utilizados na análise do Nome no Estudo Numerológico.

O estudo se completa através dos conceitos concebidos a partir da Data de Nascimento, os quais revelam a influência do tempo em nossa existência, através dos ciclos de vida. Estes ciclos são compostos por períodos longos - que são ciclos de 9 anos; curtos - como cada ano e mês de vida; e curtíssimos como cada dia de nossa existência.

As indicações e tendências que cada número regente de cada período apresenta, não devem ser vistos de uma maneira imutável ou determinística, mas como possibilidades e tendências, fruto de um estudo, pois na verdade os ciclos de vida são períodos de aprendizagem das mais diferentes áreas de nossa existência, incluindo os aspectos físico, mental, emocional e espiritual.
Sem dúvida parece que tudo isso é muito fantástico, na medida em que sempre convivemos com os números (ou algarismos) enquanto quantificadores. Vamos buscar uma abordagem qualificadora para os números, através de suas características implícitas.

Os números utilizados vão de 1 a 9, obtidos sempre por uma ou mais somas sucessivas até chegar a um só dígito. As exceções são para as somas que obtiverem como resultado os números 11, 22 ou 33, considerados “números mestres”, para a finalidade dos Estudos Numerológicos.

A finalidade principal de um Estudo Numerológico é favorecer o crescimento pessoal, expandindo a consciência de si mesmo e dos processos da vida, buscando facilitar os relacionamentos interpessoais, uma melhor utilização dos potenciais internos, focando as dificuldades e orientando a forma como podem ser superadas.

2 comentários:

  1. e, afinal, você fez ou não o seu estudo? rs

    abs/ ligia trigo

    ResponderExcluir
  2. Isto esta parecendo minha aula de filosofia do colégio... Perdi a paciência na metade do texto...

    ResponderExcluir