O jornalista esportivo Juca Kfouri, um dos melhores do país no ramo, escreve em sua coluna deste domingo, 29/3, na Folha de S. Paulo, que "nem liga" para a reinvindicação que Santos, Bahia, Cruzeiro, Palmeiras, Fluminense e Botafogo apresentarão à CBF em breve, solicitando a unificação de todos os títulos nacionais dos clubes de futebol, reconhecendo-os como Campeões Brasileiros.
Trata-se de reconhecer como títulos de Campeão Brasileiro, os conquistados por esses times antes da criação do Campeonato Brasileiro, em 1971: os da Taça de Prata e os do Robertão, dois torneios nacionais.
A reinvindicação será apresentada por intermédio de um Dossiê montado pelo competente jornalista Odir Cunha, a pedido do Santos e com o apoio dos outros times que poderão ser beneficiados.
Só para se ter uma noção do alcance da reivindicação, se a unificação for reconhecida o meu Santos passará a ser oficialmente octa-campeão brasileiro.
Digo oficialmente porque de fato ele já é. É história real e isso ninguém apaga.
Ocorre que graças às constantes modificações porque passaram os campeonatos nacionais, ao longo do tempo, inclusive em suas denominações, hoje em dia só são reconhecidos como campeões nacionais os vencedores dos Campeonatos Brasileiros.
O que é uma deturpação e mantém mal informadas as jovens gerações, que acabam não tendo uma noção verdadeira ds história do futebol brasileiro.
A seguir, discuto os diversos argumentos apresentados por Kfouri (seu texto é reproduzido em negrito e minhas observações estão em vermelho)
Eu nem ligo
Acho simplesmente bobagem essa discussão em torno da equivalência de títulos da Taça Brasil, do Robertão, do Brasileirão. Até por ter visto todos eles e dado a devida importância em cada momento, algo que ninguém tira, como o Santos de Pelé, o melhor time de todos os tempos.
Não se trata de mostrar a ele, Juca Kfouri, as conquistas dos times reivindicantes, mas sim fazer um registro correto para os que não acompanharam esses certames e para a história oficial.
Mas acho graça que, se a CBF entrar na dança, tenhamos o Palmeiras duas vezes campeão brasileiro em 1967, por ter vencido a Taça Brasil e o Robertão. Além dos dois campeões brasileiros de 1968, o Botafogo, pela Taça Brasil, e o Santos, pelo Robertão.
Se não se quiser reconhecer essa duplicidade, basta escolher o campeonato que foi mais representativo em termos nacionais. Seria simples assim. Mas nada impede que a duplicidade seja reconhecida, já que existiu.
E acho que a CBF, para ser coerente, deveria reconhecer que o Uruguai é tetracampeão mundial, pois, antes de ser bi do torneio da Fifa, foi bicampeão olímpico, que era o máximo, então.
Esse argumento mistura as fases amadora e profissional do futebol. Mesmo deixando esse fato de lado, resta um outro problema: a competência para esse reconhecimento seria da FIFA e do Comitê Olímpico Internacional, não da CBF.
Para não falar do movimento que certamente surgirá em torno do reconhecimento dos campeões do Rio-São Paulo, avô do Brasileirão, pai do Robertão, disputado anualmente entre 1950 e 1966, sem dúvida o mais importante torneio nacional do período. Só o Corinthians ganhou quatro. Timão octocampeão brasileiro? O Palmeiras ganhou dois: decacampeão? E o Santos ganhou mais quatro: como se diz 12 vezes campeão? Só sei até dez, decacampeão! Será dodecampeão? Sim, será. Será?
Esse argumento não é válido. O Rio-São Paulo, como o próprio nome diz, só reunia times do Rio e de São Paulo, portanto não era nacional. Não há porque querer incluí-los.
Anexo abaixo os argumentos reunidos por Odir Cunha no Dossiê, a favor do reconhecimento da Taça de Prata e do Robertão como competições brasileras, que estão registrados no site Santos Roxo:
Taça de Prata (clique aqui)
Robertão (clique aqui)
Que o leitor tire suas próprias conclusões.
Mesmo discordando de suas conclusões, acho excelente que o Juca Kfouri tenha analisado o tema em sua importante coluna. Aumenta a visibilidade do Dossiê e alimenta a discussão.
Qual é o time do coração do Juca?
ResponderExcluirO JUCA , CALADO ELE JA ESTA ERRADO, GOSTARIA DE SABER SE O TIME DELE FOSSE UM DESSES QUE PLEITEIAM ESSE TITULOS, ELE PENSARIA IGUAL DUVIDO, JUCA OFELIA CALADA.
ResponderExcluirSerrano, importante este seu post. Eu diria que você tem sido um dos raros jornalistas a tratar o tema com a devida seriedade.
ResponderExcluirEu já sabia que haveria oposição e até já pressentia quais seriam os opositores. Mesmo já adultos, crescidos, barbados e quase idosos, muitos colegas continuam analisando as coisas do futebol da mesma forma de quando eram crianças e jogavam peladas na rua, todos apaixonados por seus times do coração.
A idéia de se fazer painéis para a imprensa vem da necessidade de informar, mostrar a verdadeira dimensão da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa.
O Juca foi editor da Placar, não é possível que ele não saiba que Taça Brasil e Roberto Gomes Pedrosa eram as comeptições nacionais da época e davam a seus vencedores o título de campeão brasileiro.
Os argumentos que ele usa são débeis, ilógicos, quase desesperados. É comum o Juca permitir que sua paixão obscureça a razão. Uma pena. Poderia ser um jornalista esportivo bem melhor se não achasse que a versão dos fatos - principalmente a versão dele - é mais importante do que os próprios fatos.
Eu respeito a força que ele faz para ser imparcial - mas, infelizmente, não consegue.
Esse tal de Juca é o mesmo Juca que apóia a duplicidade do "Mundial Interclubes de Verão" à favor do Corinthians?
ResponderExcluirAh tá... Ele é bastante coerente.
= /
Juca Kfouri? Vocês ainda dão trela pra esse dito jornalista? Admiro muito ouvir esse sujeito. Ele é tão torcedor que fala que os títulos são reconhecidos. no entanto, o "timão" dele aparece com mais títulos que o Santos. Coitado desse sujeito.Vai morrer logo de AVC, assim como o Flavio prado. São dois rancorosos. Não vivem a vida.
ResponderExcluirBom, se não reconhecerem os titulos de campeão brasileiro aos clubes que o pleiteiam,entre eles o nosso amado SANTOS F.C., daqui a pouco não vão reconhecer também os titulos mundiais que foram disputados no Japão, e ira contar só os titulos de 2.000 pra cá, ja que mudaram a formula de disputa. Alias diga-se de passagem a unica vez q foi disputada em 02 grupos distintos com campeões e vice de cada continente foi em 2.000, portanto este titulo não deveria ser computado com TITULO DE CAMPEÃO MUNDIAL, já q foi uma formula unica, e pior o Vasco e o Corinthians , não haviam sido os campeões da libertadores daquele ano, alias o time do imperio do mal NUNCA foi campeão da libertadores, diga-se de passagem.Só tendo participado daquele TORNEIO DE VERÃO, pq a TRAFICC,era a patrocinadora deles, enfim, Sr. Juca Kfoury, advoga em causa própria.
ResponderExcluirOu vcs acham q o trio de ferro vai aceitar na boa q o Santos seja o maior ganhador de campeonatos brasileiros do Estado de São Paulo????
Acho válida a tentiva, mais duvido q seja aprovada, pois tem outros interesses, por exemplo, Vasco, Flamengo e Fluminense, Corinthians e São Paulo, ficando lá pra trás em numero de titulos. O Flamengo e o São Paulo q quase se mataram por causa daquela taça de bolinhas (ridicula, diga-se de passagem) pra ver quem era o 1º penta campeão , descobrem q tem um q ja tem oito titulos e q na verdade é o unico penta-campeão de fato, 05 titulos seguidos, O SANTOS FC?? Iria ser no minimo hilario.
E como diria o Silvio Luiz:
- O que , que eu vou dizer lá em casa.........
ESSE JUCA SÓ FALA MERDA.
ResponderExcluirpergunta pro juka se ele reconhece aquele titulo que o corinthias ganhou e dizem que é mundial. contra o vasco, ai ele vai dizer que é. ainda bem que não dou bola para estes jornelista.
ResponderExcluirNa realidade eu tenho um pensamento: Alguns jornalistas e meios de comunicação não devem ser considerados, nem mencionados e muito menos discutidos por nós santistas. Como exemplo: Folha de SP, Chico Lang, Juca Kfouri, Flávio Prado, etc. Esses eu simplesmente desprezo. Deixa eles torcerem para os seus times, assim não devemos alimentar as polêmicas por eles lançadas.
ResponderExcluirEste comentário foi enviado a ele? Ele costuma publicar algumas coisas de terceiros.
ResponderExcluirOi Serrano,
ResponderExcluirSe o Juka é bom, não quero ler os ruins, ele confunde a opinião dele com a verdade,pois se acha o oráculo do futebol, aquele que tudo ve, que tudo sabe. Menos escolher times é claro...
Se ele não liga, por que escre então?
Aaproveite e veja também o que um tal de José Geraldo Couto escreveu sobre o Rei na sua coluninha de sábado no jornaleco dos frias ( que aliás já foi melhor, mesmo sendo sempre ruim), pois entre outras bobagens e comparações esdruxulas, ele chama o casagrade de craque (seria CRACK?) ainda compara o romário com Pelé e Maradona!!
Os comentários desse decadente Juca são pífios,sem qualquer conteúdo, dignos de um gambá invejoso e recalcado, tanto que o nosso Serrano não precisou nem se esforçar para rebate-los.
ResponderExcluirSendo assim a Seleção brasileira e apenas BICAMPEA MUNDIAL ja que o futebol no Brasil so existe depois de 1971. E os times campeão da COPA UNIÃO COPA JOÃO HAVELANGE TB não são campeões Brasileiros.
ResponderExcluirA culpa é do Grafiti!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirVocês não deveriam perder tempo com uma criatura como esta, pois ele vai morrer de velho e não vai ver o gamba dele ter 1/3 da história que o SANTOS tem.
ResponderExcluirJÁ IMAGINARAM, FOSSE O TIMECO DA MARGINAL PELO QUAL ESSE CIDADÃO DE SEGUNDA CLASSE(PRA MIM, TODO CORINTHIANO É CIDADÃO DE SEGUNDA CLASSE)TORCE, TIVESSE GANHO 05 TAÇA DE PRATA CONSECUTIVAS,SENDO, UMA DELAS 5X0 NO BOTAFOGO DE GARRINCHA,QUARENTINHA, NILTON SANTOS E AMARILDO, ESSE CIDADÃO TERIA A MESMA OPINÃO?
ResponderExcluirEM SÃO PAULO, SÓ TEMOS JORNALISTAS TORCEDORES!!
Juca, olha o nome do cidadão que se diz jornalista.....só podia ser corinthiano, alias, pra ele esse sim é campeão mundial!!!!! coitados (Juca, Flavio Prado, Milton Leite, fora aquele gordo corinthiano ridiculo da Gazeta)coitados e coitados de nós tambem, pois esses merdas que mandam em nosso futebol. Resumindo: o Brasil não é Penta, o Pelé nunca foi campeao mundial e por aí vai. Cambada de trouxas
ResponderExcluirNOSSA IMPRENSA ESPORTIVA, COMPOSTA PELOS "IMPARCIAIS" JORNALISTAS QUE SOMOS OBRIGADOS A LER, OUVIR E VER, ESTÁ TÃO DECADENTE, QUE NO DOMINGO EM QUE JOGARAM SCCP X SANTOS FC, NO PACEMBU, HAVIA NO ESTÁDIO, APROXIMADAMENTE CEM JORNALISTAS CREDENCIADOS, DE RÁDIO/JORNAL/TV/INTERNET E LOGO APÓS O INCIDENTE OCORRIDO ENTRE O PRESIDENTE MARCELO TEIXEIRA COM VÁRIOS TORCEDORES DO CLUBE RIVAL, UMA CABINE DE RÁDIO - CBN - FOI ATACADA POR ALGUNS TORCEDORES DO SCCP, QUANDO O COMENTARISTA E LOCUTOR ACUSARAM, NO AR, QUE AQUELES TORCEDORES ESTAVAM FAZENDO AMEAÇAS, PELO FATO DE SABEREM SUAS PREFERÊNCIAS CLUBÍSTICAS. MINUTOS DEPOIS, SURGIU A VERSÃO DADA POR UM ATOR, QUE ALI ESTAVA COMO TORCEDOR, DIZENDO QUE FÔRA O PRESIDENTE DO SFC QUEM "CAUSOU O TUMULTO". POIS BEM, A IMPRENSA TODA BASEOU-SE NO TESTEMUNHO "IDÔNEO" DO TAL ATOR. FICA AQUI A QUESTÃO: COMO É QUE, COM MAIS DE CEM JORNALISTAS, NENHUM DELES CONSEGUIU DOCUMENTAR O FATO, NARRÁ-LO AO VIVO ( ACONTECEU DEBAIXO DAS CABINES DE RÁDIO ), OU MESMO FOTOGRAFAR O ENTREVERO ? PARECE-ME QUE CADA QUAL ALI ESTAVA, PRIMEIRO PARA TORCER PARA O SEU TIME E DEPOIS, SOBRANDO UM TEMPINHO, EXERCER O SEU TRABALHO.
ResponderExcluirEstes "jornalistas" de quinta categoria eram garotos quando Pelé e cia trucidava seus times,daí que cresceram com baixa auto-estima e com complexo de inferioridade, o que faz com que sempre procurem sabotar qualquer ação que coloque o Santos em evidência.
ResponderExcluirCaro Serrano, diante desse fato onde o jornalista esportivo Juca Kfouri, um dos "melhores" do país no ramo, escreve em sua coluna deste domingo, 29/3, na Folha de S. Paulo, que "nem liga". Fico indignado e pensativo, pois gostaria de ver essa mesma coluna que ele postou ao lado da sua argumentação. Ai depois dessa comparação, acho que esse Sr. Juca não seria mais taxado como melhor ou um dos melhores jornalistas do Brasil. Nunca vi alguém falar tanta besteiras juntadas com incoerencia em uma única coluna. Ainda mais uma coluna esportiva, pois é uma área tão simples e prazerosa para os Amantes dessa arte.
ResponderExcluirGostaria de saber, se não seria possivel expor essa coluna dele. Acho que até a mãe dele teria vergonha de ler. Se eu fosse Pai não teria orgulho de um filho tão fraco de cabeça e atitude. Ao menos ele é esforçado.
Abraços e parabéns por sua abordagem Sr. Luiz Roberto Serrano, Jornalista de excepcional categoria.
Não se pode dar atenção à expressão, "um dos melhores do país no ramo". È que algumas pessoas gostam de fazer média. Faz parte do "public relations", que abre algumas portas nesta vida.Trata-se de escolher entre poder emitir opinião livremente ou estar sempre pensando no que os "outros" vão dizer. É a diferença entre quem tem que viver em cima do muro e quem não tem que puxar o saco de ninguém, nem que seja sob a falsa alegação de ser "educado". O mundo está cheio disso e as pessoas estão de saco cheio deste tipo de mundo. Precisamos de mais gente que marque posição e menos gente querendo fazer média nesta vida.Vê se os jornalistas torcedores do trio de lata fazem esta média quando vão avacalhar o Santos.
ResponderExcluirJUCA, sai desta vida que ainda dá tempo de achar um time para torcer, larga mão de ser doente e escravo de uma caricatura de alguma coisa, sabe-se lá o que, que fica ao lado do Rio Tietê utilizado somente para vender jornais e espaço na TV, onde doentes como você ficam aguardando notícias de um "não sei o que" achando que é um time de futebol cheio de craques. Agora que trouxeram o mais novo travecão da midia sonham com futuro cheio de glórias, dependente de um jogador que já fala em aposentadoria. Muda o disco JUCA, vai procurar sua turma. Porque não usa seu espaço e cita matérias sérias, fale do Ricardo Teixeira (CBF), este sim tem muito pra falar dele, ou já te anularam como fizeram com vários jornalistas paulistas porque falavam do presidente da máfia CBF? Saí fora...
ResponderExcluirCoincidencia ou nao todos esses tidos jornalistas "profissionais" JUCA, MILTON LEITE , Andre RISEK, FLAVIO PRADO, CHICO LANG e o outro tonto do SPORTV reporter de campo que esta tambem no you tube ( ben lembro o nome são gambas e só falam para outros gambas sofredores, e por isso dão IBOPE pois são muitos esses gambas sofredores( LOGO TODOS ESTARÃO NA TV GAZETA ) que felizmente nao tem antena aqui em Piracicaba e nem com o contrele remoto apos a rodada nao me o desprazer de ve-los - grato senhor - que tenha a maior audiencia de gambás - como aquele outro que é PORCÂO e já desapareceu
ResponderExcluirO Juca é um importante jornalista esportivo, mas é corintiano,ou seja, não pleiteia nenhum título. Nesse caso, o Juca argumentou como torcedor e como há a necessidade de uma retificação histórica, a paixão fica em segundo plano.
ResponderExcluirAlguem sabe o que o GALVÃO BUENO acha disso???rsrsrrsrsrsr
ResponderExcluirO que mais me irrita nessas discussões a respeito da importância dos titulos da taça brasil e do robertão é justamente a FRAGILIDADE das ''justificativas'' para que esses campeonatos não sejam reconhecidos.
ResponderExcluirAté agora não vi UM unico argumento dos contrários ao reconhecimento que não pudesse, facilmente, ser derrubado com algum FATO historico.
A falta de argumentos convincentes para formar uma opinião contrária ao reconhecimento desses titulos como brasileiros da a entender que o incomodo pelo reconhecimento é maior do que o conhecimento sobre o assunto.
Pelo que vi, o dossiê responde, sem muita dificuldade, a todas as duvidas com relação a necessidade de reconhecimento de tais titulos, o resto é bla bla bla de torcedor rival, incluindo ai o Sr Juca Kfouri (o fato de considerar o time dele campeão do mundo e ''não ligar'' para a taça brasil e o robertão não deixa duvidas de que, antes de ser um jornalista COERENTE o juca é corintiano).
Já é o terceiro texto que o Juca escreve para criticar o possível reconhecimento dos titulos da taça brasil e do robertão ...
ResponderExcluirEnquanto os campeões fazem campanha pró-reconhecimento, o Juca faz campanha ANTI-reconhecimento, isso porquê ele ''não liga'' para o assunto, já pensaram se ele desse alguma importância para o tema?
Vi alguns dos''argumentos'' do Juca e são tão frágeis que não merecem ser tachados como algo escrito por um ''jornalista'' e sim por algum torcedor em uma mesa de bar.
E eu nem ligo para o que este tal de Juca kfoi liga, pra mim é um zé ninguém...
ResponderExcluirJuca Kfouri e Folha de São Paulo se merecem....
ResponderExcluirO primeiro é um merda, nunca respeitou o Glorioso Santos Futebol Clube, sempre ironizando e não conseguindo disfarçar a sua inveja. O segundo é um jornalzinho de segunda linha (pelo menos na parte esportiva), é o mesmo que denunciou o caso Jerri, dizendo que ele era gato e que o Peixe iria perder um milhão de pontos... Não confio em nenhum dos dois, aliás, EU ODEIO ESSA IMPRENSA DE GAMBÁ!!!!!
Parabéns Serrano pela iniciativa!!!!!
Serrano: muito bom você ter argumentado as opiniões do Juca. Sim: os seus comentários são baseados em fatos reais e o jornalista corinthiano usa apenas a paixão para "nem ligar" para a unificação dos títulos brasileiros legítimos conquistados pelo nosso Glorioso, pelo Palmeiras, Bahia, Cruzeiro, Fluminense e Botafogo.
ResponderExcluirNa semana passada o Torero, no seu blog do UOL, colocou dois ou três textos sobre a unificação. O Odir participou respondendo alguns comentários e, claro, aqueles que se diziam contra esse belo trabalho do Odir, foram, em sua maioria, corinthianos e são-paulinos, todos eles com "argumentos" ridículos, facilmente derrubados pelo Odir e pelo Torero. Eles nunca vão admitir a grandeza do Santos. Muitos até minimizam a importância do Peixe e de Pelé. São desprovidos de inteligência!!!
Parabéns pelos argumentos. Abraço alvinegro.
O Juka Kfouri está contra a unificação dos títulos ? ÓTIMO ! Anexem todas as opiniões dele no dossiê e envia rapidinho para a CBF. Do jeito que o Ricardo Teixeira "ama" o Juquinha, é bem capaz dele referendar os títulos em dez segundos !
ResponderExcluirSerrano, dia 7 de abril, próxima terça-feira, o painel para a imprnesa será no salão nobre do Fluminense. O José Carlos Peres e o Odir Cunha irão até lá, a convite da diretoria do Fluminense, para expor os motivos que levam os seis clubes a pedir a Unificação dos títulos brasileiros a partir de 1959.
ResponderExcluirPor mais que falem disso por aqui, temos de admitir que o Rio de Janeiro manda na política do futebol brasileiro, e o Fluminense é o clube de mais força política. Flu e Botafogo estarão lá, unidos. O ex-presidente e juiz Francisco Horta deverá estar presente.
Depois deste evento no Rio, o caminho para a Unificação estará aberto.
Serrano, boa noite.
ResponderExcluirPrimeiramente, parabéns por levantar o tema, levar adiante a debater.
Gostaria também de observar que O Juca Kfouri, desde que era editor de Placar, não reconhecia como nacionais os títulos anteriores. As observações dele são plenamente refutadas pelo Dossiê do, como você justamente qualificou, competente Odir Cunha, e eu assino embaixo.
Demais o que chamam de campeonato brasileiro, só a partir de 1971, na década de 70, chegou a ter 96 times. Além disso, mudou de nome várias vezes: em 1987, foi disputada como Copa União com dois módulos verde e amarelo, onde o Sport foi declarado Campeão e o Guarni, vice. Flamento e Internacional, se acham campeões morais; em 2000, foi disupada como Copa João Havelange, num regulamento tão esdrúxulo, que o São Caetano, que veio da série B, com o Paraná, disputou a final com o Vasco, que só foi campeão porque os outros presidentes não tiveram coragem inverter o mando de campo do Vasco por conta da tragédia de São Januário.
Enfim, as razões alegadas pelo Juca, são mais de um jornalista, mas que, por mais que negue, tem jeito de torcedor torcendo contra.
Abs.
Jayme Lago
Serrano, boa noite.Desculpe o que irei falar,mas,jornalista com nome de Juca ja diz tudo,não é coisa boa,um metido que se acha dono da verdade,mas não passa de um grande invejoso.Estou de alma lavada depois de suas respostas a este sujeitinho.Obrigado Serrano.
ResponderExcluirO Juca Kfouri, que foi parceiro de Pelé, na malfadada campanha para a elaboração da Lei do Passe (Lei Pelé). Agora, simplesmente, depõe contra o seu próprio parceiro. Porque não reconhecer os títulos, antes de 70 é não reconhecer os feitos de Pelé.
ResponderExcluirAmigo da Onça este decadente repórter Juca Kfouri.
Certamente o Juca Kfouri escreve isso por inveja do Santos.
ResponderExcluirMas não é sobre isso que gostaria de escrever.
Certamente como torcedores do Santos que somos, todos desejamos ver esses títulos ganhos reconhecidamente com mérito pelo Santos e outras equipes reconhecidos afinal de contas. Todos nós queremos isso.
Mas vamos analisar as coisas friamente, mais com a razão e menos com o coração de torcedor.
Sejamos mais racionais e menos torcedores um pouco para analisar o que está rolando de fato.
Estão ai falando tanto em "dossiê".
Alguém ai já parou para analisar o que o termo empregado pelos elaboradores do dito "material" significa, qual a sua origem e aonde ele comumente é empregado?
O termo "dossiê" surgiu no mundo da espionagem, da chantagem e da política. É um termo que designa um conjunto de documentos normalmente empregados com a finalidade de incriminar ou sujar a imagem de alguém ou de alguma entidade. É essa a definição que está no dicionário. Não sou eu quem "acha" isso.
Por exemplo: quem nunca ouviu falar dos dossiês criados pelo PT e por figuras do partido para incriminar adversários políticos?
Dirão. "Ah, mas o que isso tem a ver"?
Tem a ver o fato de que os elaboradores desse "documento" sabem perfeitamente bem disso. Tanto que usaram até letras garrafais, ao estilo policial mesmo,(incrivelmente ao estilo do título do filme "Tropa de Elite").
Oras, quem vai analisar o mérito de tal documento não é um tribunal ou uma entidade neutra, nem a Polícia. É a CBF.
E qual a chance que vocês acham que existe de a CBF reconhecer o mérito de um "dossiê" encaminhado contra si mesma? Nenhuma, claro.
E é precisamente disso que estamos falando. Da CBF reconhecer perante o Brasil inteiro que errou por mais de quarenta anos a partir de um "dossiê"!
Os elaboradores desse dito "projeto" sabem disso e estão usando a paixão do torcedor para aparecer e ganhar fama.
Ninguém sequer leria um "dossiê" encaminhado contra si mesmo antes de dizer que o mesmo é uma "provocação" ou "uma mentira". O Santos não pensaria diferente, o Corinthians não pensaria diferente, o Palmeiras não pensaria diferente. Por que somente a CBF tem que aceitar isso? Claro que ela não vai aceitar, ainda mais sendo a CBF quem é.
Dizem que os elaboradores do tal documento são pessoas santistas de toda paixão e bem intencionadas. Mas a CBF não quer saber quem são essas pessoas. Elas só interessam à comunidade do Santos FC. Lá, dentro da CBF, o assunto será tratado como um "dossiê" do Santos para provar que a CBF está errada.
Pior: certamente a CBF não vai deixar essa provocação do Santos FC para lá. Certamente eles não vão deixar isso de graça porque dentro da CBF é dessa forma que esse documento está sendo encarado: como uma provocação do Santos, não tenham dúvidas.
O que vocês fariam se alguém elaborasse um "dossiê" dizendo que você está errado e errou durante muitos anos? Vocês dariam razão a quem elaborou o tal "dossiê" (perante o Brasil inteiro, detalhe) ou descartariam totalmente o conteúdo do "dossiê" e tentariam se defender?
Pois é exatamente a segunda opção o que vai acontecer.
A CBF não vai dar mérito ao Santos, por mais que parte da crônica esportiva, torcedores e os fatos apurados estejam ao lado do Santos. Eu mesmo gostaria que esses títulos fossem reconhecidos, quem não gostaria?
Mas pera ai gente, no meio do caminho existe uma coisa chamada CBF que já foi inclusive alvo de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).
Não estamos falando de pessoas idôneas, bem intencionadas, racionais e profissionais. Estamos falando de uma máfia que comanda o futebol brasileiro.
E os elaboradores desse documento sabem perfeitamente bem disso. Por isso elaboraram esse documento dessa forma, como um "dossiê" para acusar a CBF de um erro.
É lógico que a CBF vai se defender e não vai deixar isso barato. Quem vai pagar por isso é o Santos FC, podem esperar.
Leiam mais aqui --->>> http://alturl.com/xurq
Serrano,bom dia
ResponderExcluirA minha pergunta é porque no âmbito estadual não se adota o mesmo critério do nacional ?
Porque não se considerar como Campeões Paulistas apenas os que conseguiram tal feito após a criação da FPF ?
Aquelas ligas dos anos 20 , 30 tinham mais valor que os Títulos Nacionais antes de 1971 ?
Ou para nossa imprensa não é interessante admitir a verdade , é preferível continuar bajulando os times da Capital ?
Saudações Alvinegras.