
Pelé foi visitar Neymar no CT do Santos, ontem (25/3).
Disse que ele pode ser tão bom quanto Robinho ou ele mesmo e recomendou cuidado com o menino, para que ele não perca o futuro que pode ter. Veja reportagem no G1.
Neymar vive atualmente sob uma expectativa e uma pressão que Robinho e Pelé não enfrentaram.
Ele já começa a carreira profissional apontado como futuro gênio no futebol.
Sua sorte é que seu pai, ex-jogador de futebol e também Neymar, parece ter uma boa cabeça e cerca o filho de cuidados.
Robinho foi mostrando seu talento aos poucos e já como profissional. Mas não teve uma família estruturada por trás de si. Caiu nas malhas do empresário Vagner Ribeiro e foi precipitadamente para o Real Madrid pensando em se sagrar, rapidamente, como o melhor jogador do mundo.
Não jogou tudo o que poderia no Real Madrid, que não o tratava como menino-prodígio. Hoje amarga um quase ostracismo no Manchester City, por impaciência e ganância, também de seu empresário. E se meteu em confusões.
Pelé teve muito mais sorte, ou melhor, retaguarda nesse campo. No seu tempo não havia nem a badalação nem as expectativas atuais em torno de novas revelações. Foi-se mostrando aos poucos no Santos e teve algumas oportunidades únicas.
Jogou um torneio internacional no Rio de Janeiro num combinado Santos/Vasco e foi iemdiatamente notado pela então influentíssima crônica esportiva carioca. Teve a sorte da Seleção Brasileira de 58 ter caído sob o controle de São Paulo, mais exatamente de Paulo Machado de Carvalho, o que facilitou sua convocação para a Copa do Mundo.
Mas, acima de tudo, Pelé teve a família por trás. Seu pai, Dondinho, ex-jogador afastado dos campos por uma séria contusão, orientava-o, ensinava-lhe truques dos gramados e lhe dava conselhos comportamentaise familiares. Foi por isso que, tão famoso como é, nunca perdeu a cabeça.
Naquele tempo, também, não corria tanto dinheiro no futebol, nem se vendiam os jogadores rapidamente para o Exterior. Os craques brilhavam aqui e nossa Seleção brilhava muito pelo mundo e nas Copas.
E Pelé se transformou em Atleta do Século.
(Meu comentário sobre o alegre Santos 3 x 0 Santo André está aqui)
Fico imaginando um garoto de 17 anos recebendo um elogio desses, de nada mais nada menos que o Pelé ! Ele com certeza até dormiu, mas sonhou com o Pelé ! Aposto ! Sds Santistas ! Wado
ResponderExcluir