quinta-feira, 21 de maio de 2009

OS GÊNIOS DE PENELOPE CRUZ

Luiz Carlos Merten teve o privilégio de entrevistar para O Estado de S.Paulo, em Cannes, a maravilhosa Penelope Cruz, estrela de "Los Abrazos Rotos", de Pedro Almodóvar (na foto, ela em cena do filme) . O papel, relata Merten, foi escrito especialmente para ela, é o de "uma mulher de temperamento generoso, e apaixonada, que logo no começo se prostitui para pagar a cirurgia do pai e que um diretor enamoradao vai tentar transformar em uma estrela".

O filme tem um filme dentro dele, que é o que a personagem de Penelope estrela. Este se chama "Chicas e Maletas" e se inspira em um dos de maior sucesso de Almodóvar, "Mulheres à beira de um ataque de nervos". Li uma crítica nada favorável a Los Abrazos Rotos" há alguns dias, dizendo que o roteiro de um filme dentro de outro filme não funciona. So vendo para conferir.

O que interessa aqui é Penelope Cruz. Algumas de sua respostas na entrevista:

"Nunca", ao ser perguntada se seria capaz de dizer a não a Almodóvar.

Sobre o diretor merecer a Palma de Ouro: "Porque mais do que qualquer outro diretor que eu conheça, para ele o cinema não é só uma profissão nem um meio de expressão. É algo muito mais visceral. É como se a própria vida de Pedro estivesse em jogo no set. Só por isso acho que ele mereceria o prêmio, mas ele ainda é gênio. Woody Allen é gênio. Sou privilegiada trabalhando com autores desse porte."

Com Woody Allen, ela fez o recente "Vicky Cristina Barcelona".

Sobre Sophia Loren, com quem ela acabou de filmar o musical "Nine": "Sophia é capaz de criar criar a dama e a prostituta, a mulher do povo e a aristocrata. Só posso dizer que ela foi muito generosa comigo nas filmagens".


Sobre comédia: "Comédia é difícil, sim O que faz diferença é com quem você trabalha. Woody e Pedro são diferentes. Um improvisa, outro é supermeticuloso".


Privilegiados somos nós que a vemos nas telas, certo?

Quem quiser ver o trailer do musical "Nine" é só clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário