(Publicado originalmente no site do Jornal da Comunicação Corporativa www.megabrasil.com.br)
Vem aí o 9° Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público.
Tema palpitante.
O Serviço Público tem, tradicionalmente, imagem negativa. Associa-se a ele um permanente déficit de competências para atender à sociedade ao qual se destina. A imprensa vive de pautas sobre falhas e carências e raramente abre espaço para melhorias, novos serviços, ganhos de eficiência. Refiro-me, principalmente, à imprensa independente dos grandes centros. Dentro desse quadro, fica muito difícil para o gestor público passar a sua mensagem e as suas propostas ao distinto público.
Hoje, graças à Internet, o gestor público já não está tão preso aos humores da imprensa tradicional, seja sob a forma impressa, rádio ou TV. O horizonte se abriu. Os sites, blogs, twitters, redes sociais são ferramentas de comunicação que levam a mensagem pública à sociedade. Por intermédio delas, o gestor público expõe o seu programa, as suas ações, debate, se defende e propõe coisas novas.Mas as novas ferramentas são vias de duas mãos. Assim como levam a mensagem dos gestores, também facilitam o tráfego das análises dos cidadãos, contra e a favor de quem está governando. Portanto, utilizá-las exige equipes e competência, e capacidade de acompanhar o turbilhão de mensagens que povoam a internet. Acompanhar para analisar e posicionar-se e agir frente a elas. É uma tarefa ampla, complexa e difícil.
Dominar as ferramentas é importante e sempre será importante. Mas o fundamental é definir uma estratégia, com variações táticas, para impor-se à cacofonia que caracteriza a atividade da imprensa e o turbilhão da internet.
A estratégia deve derivar das convicções e das visões política e social que o gestor público tem. Se ele acredita que são as melhores para a sociedade e para seu projeto de governo, deve ser fiel a elas e pautar sua comunicação, seja por qual ferramenta for, por esses valores, crenças e convicções. Dessa forma, e só dessa forma, atingirá os seus objetivos.
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