domingo, 21 de novembro de 2010

Leon Cakoff sobre Abraços Corporativos: "É perturbador"

Ontem (sábado, 20/11) assisti pela primeira vez o documentário “O Abraço Corporativo”, que virou assunto na 33ª Mostra Internacional de São Paulo, em junho passado, para o qual dei entrevista, ainda na qualidade de diretor da Associação Brasileira das Agências de Comunicação, função que exerci até o começo deste ano, quando fui convidado para trabalhar na Unidade de Projetos Especiais do Valor Econômico. A entrevista foi há uns dois anos e eu comandava, na época, a agência de comunicação Serrano & Associados, da qual estou atualmente licenciado.

“Perturbador”. Foi assim que Leon Cakoff, diretor da Mostra Internacional de São Paulo, definiu o documentário “O Abraço Corporativo”, do jornalista Ricardo Kauffman, segundo um release distribuído na época da estréia. E continua o texto:
“Após as primeiras exibições públicas na Mostra, o documentário recebeu os seguintes comentários da imprensa especializada: “provocador”; “dá o que pensar”; “atento aos detalhes”.

Continua o release: “O Abraço Corporativo” acompanha a trajetória real de um consultor de RH fictício, chamado Ary Itnem, em busca de divulgação da Teoria do Abraço. Tal Teoria é a solução para uma doença enfrentada pelas empresas chamada inércia do afastamento - um mal causado pelo uso excessivo das novas tecnologias. O filme mostra o personagem – encarnado pelo ator Leonardo Camillo – e sua teoria também inventada em contato com emissoras de TV, rádio, jornais, revistas e portais da Internet.

Ary virou hit na web quando foi à avenida Paulista pedir abraços grátis. Seu vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=FNd_sBddLzM ) alcançou a marca de 650 mil views e foi parar na home page de grandes portais.

“O documentário mostra e discute um dilema do jornalismo da era digital em todo o mundo: o que fazer com tanto espaço para informação e capacidade técnica para publicar notícias assim que acontecem ou se anunciam”, diz o diretor e produtor do filme, Ricardo Kauffman”

Além de mim, deram entrevistas para o documentário, discorrendo sobre como se faz notícia hoje, Juca Kfouri, Eugênio Bucci, Contardo Calligaris, Bob Fernandes e o ex-governador de São Paulo Cláudio Lembo. O filme mostra o falso consultor sendo entrevistado por Heródoto Barbeiro em seu programa sobre questões corporativas que vai ao ar aos sábados pela CBN. E depois a surpresa do jornalista ao tomar conhecimento de que Ary Itnem era um personagem fictício. Mostra também a realização de entrevistas com o consultor por vários veículos da imprensa nacional.

“O Abraço Corporativo” tenta mostrar que o modus operandi da imprensa hoje – marcado pela concorrência desenfreada e pela pressa em divulgar notícias – deixa grandes brechas para que notícias pouco relevantes e até mesmo inconsistentes ganhem grande espaço de divulgação.

Vale a pena ver. Eu assisti no Canal Brasil 66 da NET, no programa É tudo Verdade, comandado por Amir Labaki.

2 comentários:

  1. Também assisti e como profissional de RH cabe um alerta aos colegas de profissão que ultimamente vem comprando tudo o quê a mídia patrocina e se essa mídia não tem cuidados com o quê "vende" o perigo de construirmos um mundo fictício é ainda maior!

    ResponderExcluir
  2. Olá Serrano.
    Sou Ricardo Kauffman, diretor de O Abraço Corporativo, que te entrevistou.

    Por favor envie o seu endereço para o meu email: rikauffman@terra.com.br

    Gostaria de lhe enviar uma cópia do filme.

    Obrigado,
    Um abraço,
    Ricardo

    ResponderExcluir