quarta-feira, 9 de março de 2011

China diz que vai acabar com pobreza em 10 anos. Será?

China erradicará a pobreza basicamente em 10 anos, diz premiê

Beijing, 7 mar (Xinhua) -- A China busca "erradicar a pobreza basicamente" antes de 2020 enquanto eleva consideravelmente a linha da pobreza, a fim de ajudar mais pessoas necessitadas, declarou neste domingo o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao.

O Conselho de Estado, gabinete chinês, está preparando um novo plano de redução da pobreza para os próximos dez anos (2011-2020), no qual a linha da pobreza nacional de 1.196 yuans por ano (cerca de US$ 0,50 por dia) será elevada consideravelmente, comentou Wen em uma discussão de grupo na atual sessão da Assembleia Popular Nacional (APN), o mais alto órgão legislativo do país.

A nação intensificará seus esforços de redução da pobreza através de apoios e desenvolvimento dirigidos a amplas áreas de populações indigentes, declarou Wen a um grupo de represententes da APN em Gansu, uma das regiões mais pobres da China.
Com base no padrão da Organização das Nações Unidas que estabelece um dólar diário como parâmetro, a China ainda tem 150 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza.

Wen indicou que a escassez de água é um grande obstáculo no desenvolvimento socioeconômico de Gansu e pediu que a província amplie a utilização de tecnologia para a conservação de água.

O premiê chinês também pediu que a província coordene seu desenvolvimento econômico com a proteção ambiental, e reverta a degradação ambiental em Dunhuang, uma cidade histórica e patrimônio cultural da humanidade ameaçada pela desertificação.

Comentário meu: Seria um esforço e tanto. Mas será possível em tão pouco tempo, mesmo com a centralização exercida pelo governo chines? Se isso acontecer, imaginem como o consumo local vai crescer. Aliás, uma das metas econômicas deles é aumentar o consumo interno e depender menos de exportações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário