quarta-feira, 9 de março de 2011

China pode diversificar aplicação de reserva de divisas

Recebo diariamente Notícias da China, da Embaixada da China. Vou disponibilzar aqui no blog as que julgar mais interessantes. Aqui vai a primeira:

Economista sugere diversificação na reserva chinesa de divisas

Beijing, 8 mar (Xinhua) -- É preciso que a China diversifique sua grande reserva de divisas a fim de prevenir a consistente desvalorização diante das condições econômicas globais em constante mudança, sugeriu nesta terça-feira Li Yining, prestigioso economista chinês.
"O portfólio das divisas nas mãos da China deve ser ajustado em conformidade com as condições em mudança", disse Li, membro do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), mais importante órgão consultivo político do gigante asiático.
"A China deve aumentar moderadamente o peso do ouro em sua reserva de divisas", afirmou o economista durante a sessão plenária do Comitê Nacional da CCPPC.
O país asiático acumulou US$ 2,85 trilhões até o final de 2010, graças ao bom desempenho do comércio exterior nos últimos anos. A agência reguladora de divisas do país não revelou quantos tipos de moedas estão na cesta de divisas, nem o peso de cada moeda. No entanto, acredita-se que o dólar norte-americano ocupe a maior parte.
Em consequência da política monetária norte-americana de flexibilização quantitativa, o valor do dólar deixou de ser estável, provocando novamente preocupações com a possível contração do estoque monetário da China.
O economista chinês ainda recomendou o uso de divisas para comprar terrenos, minas, florestas e até títulos acionários blue-chip no exterior, uma ação que, aos olhos dele, pode trazer mais lucros que simplesmente segurar bônus de tesouro estrangeiros.
No entender de Li Yining, o dinheiro também pode servir de empréstimo às empresas domésticas, facilitando seu investimento no exterior, ou lhes ajudando a comprar equipamentos avançados, matérias-primas e combustíveis altamente desejados.
Como a reserva de divisas da China é principalmente controlada pelo governo, aumentar a participação dos residentes é uma medida segura para diversificar os riscos, analisou Li.

Comentário meu: se esta notícia é divulgada oficialmente, é sinal de que o governo está mesmo analisando esta possibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário