domingo, 18 de dezembro de 2011

Os desafios para o vice-campeão mundial

Vamos começar pelo jogo de hoje.

O Santos decepcionou, não entrou em campo, sucumbiu de uma forma surpreendente diante do poderio do Barcelona.

No meu comentário anterior, disse que a motivação dos nossos jogadores criativos poderia nos dar a vitória, nos transformar em zebra do Mundial.

Pois não vi sinal de motivação, mas respeito, receio da potencia do Barcelona, medo de se soltar e se divertir em campo, tentar ir pra acima, enfim.

Levamos os mesmos 4x0 que o Al Saad e em nenhum momento ameaçamos os catalães.

Ao fim do jogo, Neymar, que não foi sombra do que costuma saber, disse que o Santos levou uma lição de como jogar futebol.

E foi isso mesmo. Neymar não disse, mas essa lição é muito mais profunda do que o futebol que se viu em campo. Nasce no clube e sua estrutura. Só para citar um exemplo: o presidente do Barça disse que a filosofia de formar jogadores em casa foi implantada há 30 anos.

Nosso Santos deu um grande salto nos últimos anos, mas ainda está dando os primeiros passos para construir um clube organizado, estruturado, com força econômica.

Demos passos importantíssimos que nos renderam 2 campeonatos paulistas e a Libertadores, a presença na final do Mundiais e seguramos Neymar contra a ofensiva do Chelsea e do bilionário Real Madrid.

FOI MUITA COISA E DEVEMOS TODOS NOS ORGULHAR DESSAS CONQUISTAS.

Mas como eu já disse antes, também, se chegar no topo é difícil, manter-se nele é mais difícil ainda.

Tivemos uma idéia disso na disputa do Mundial.

Nosso time chegou ao Mundial depois de 16 dias parado, sem ter jogado junto nas últimas partidas do Brasileirão, sem ter tido tempo e espaço para exercitar um sistema tático de toque de bola, de jogar compactado, de fazer com eficiência a transição da defesa para o ataque, de fazer chegar as bolas em boas condições para Neymar e Borges.

Isso tudo fez falta na disputa contra um Barcelona que joga um futebol intenso (todo mundo disputa a bola e marca os adversários) e de alta técnica e com um gênio como Messi.

Jogar meio no improviso, como fazemos com sucesso aqui no Brasil e na América do Sul, contando com o diferencial de nossos craques, não seria e não foi suficiente contra o Barcelona. Era e foi um jogo contra um time que está em outro patamar, como futebol, como filosofia de jogo, como empenho dos atletas em campo, como estrutura de clube.

Nosso patamar ainda é inferior.

O Santos teve que concentrar energias, energias e mais energias na manutenção de suas estrelas, como Ganso e Neymar, especialmente este último. E FOI COMPETENTE NISSO.

Precisa, agora, dar outros passos. Como já disse também é hora de reforçar o resto do time para que tenhamos um conjunto de mais qualidade, trazendo gente da base e contratando fora. E implantando um estilo de jogo mais competitivo, desafio que cabe ao técnicoMuricy.

Não vou esconder minha decepção, pois esperava uma derrota ou uma vitória com pouca diferença de gols, nunca o domínio brutal que o time catalão nos impôs.

Poderíamos ter feito mais, com uma postura mais agressiva e criativa.

De todo modo, somos vice-campeões do mundo, o que é muita coisa.

22 comentários:

  1. Sérgio Cavalcante18/12/11 5:28 PM

    Serrano, vc disse tudo...Como sócios, qual a garantia que temos que aprendemos realmente a lição? Abraço!

    ResponderExcluir
  2. ser vice campeão de que ? bobagem, não somos superiores ao real madrid, milan, inter e muitos outros. não vi o neymar em campo, mas o vi em varios comerciais hoje de seus varios patrocinadores... temos que fazer do neymar futebol clube um santos futebol clube. o elenco é limitado, varios jogadores decadentes ou fora de forma, temos que garimpar talentos e não contratar pelo nome, pelo passado, temos que mirar o futuro, olhar para o futebol brasileiro e sulamericano, alem da base que não revela lateral ou zagueiro há decadas. todo o segundo semestre foi jogado fora. não testamos o elenco ou esquemas taticos. o aqui é trabalho virou um discurso vazio. perdemos tempo com laterais de segunda divisão e com roger e richeli. poderiamos ter colocado todos os zagueiros , laterais , volantes para jogar, os garotos da base, ter jogado com tres zagueiros no brasileiro já que abdicamos do titulo. ao inves de jogar com inuteis tres atacantes com o kardec que não deu em nada em varios jogos e não seria repetido este esquema com o barcelona. varios jogadores senis, durval, leo, dracena... agora ficam querendo trazer ze roberto e alex. que gosto pelo passado. futebol é correria, vejam os gambas... se não contratar vamos ter nosso centernada. e que tal profissionalizar a base ? contratar bons tecnicos. o são paulo tem um olheiro profissional,já o santos tem indicações, por sinal horrorosas de empresarios e treinadores.nestes dois anos de administração laor, inumeros foram os fracassos nas contratações e poucos acertos como borges e arouca. a nossa sorte é que o povo baba ovo para o barcelona, e que este teve pena de nos, não quis fazer mais gols. o desempenho foi pifio, como se tivesses apenas um time em campo. pareciamos um desses timecos que disputam a primeira fase do mundial. foi ridiculo. chutoes pra a frente, pessimos zagueiros, treinador so mudando por lesão, não mudando no intervalo,mesmo que fosse para dar chance para alguem jogar pois o jogo já estava perdido no primeiro minuto de jogo. o começo do jogo foi um espanto , ridiculo, vexatorio.varios times brasileiros perderiam mas não seriam tão pateticos como o santos foi hoje.paulo sobreira

    ResponderExcluir
  3. o que funciona para jogar no brasil é extremamente pouco para um jogo top de linha. acordem, aprendam a lição. paulo sobreira

    ResponderExcluir
  4. Gercilio Magalhães18/12/11 6:47 PM

    O problema não está no jogo de hoje, e sim lá no começo do ano, um planejamento mal feito resultando várias contusões durante o ano, saída de jogadores mal reposta. O muricy veio se arrastando com este time até agora; o time do Santos não jogou mais nada após libertadores, só foi festa, e a espera mal feita pelo mundial. Agora espero que trabalhem de acôrdo, deixe a festa para a torcida e para o momento certo. Alias já havia escrito sobre isto na derrota vergonhosa para Flamengo e São Paulo, mas parece que não foi com o Santos e festa e mais festa. Agora na semana que passou vi um time de juniores ridículo, olha a coisa está feia, reclamaram do Narciso como técnico, este que está lá é muito fraco, não viu que tinha um goleiro frangueiro? A estrutura está ruim fotos que vimos pela internet os campos da base virou um terrão. Mas as festas continuam, e continuam, até quando.

    ResponderExcluir
  5. O Santos não entrou em campo. Ficou olhando o Barcelona jogar. Vi só o primeiro tempo e me recusei a ver o resto. Agora é olhar para a frente e isso quer dizer planejar e contratar bem. Querem um exemplo aqui bem perto? Universidad de Chile, La U. O time joga com intensidade os 90 minutos, sabe ficar com a bola no pé e tem um goleador excelente: Vargas. Gostaria de ver o Santos jogar assim, mas faz tempo que isso não acontece. Fizemos uma segunda parte da Libertadores jogando bem, o que foi suficiente para a conquista, mas de lá pra cá não fizemos mais nada. Um ou outro jogo razoável, nada além disso. Não seria diante do Barcelona que iríamos deslumbrar o mundo. Aliás, disse aos amigos que não fui ao Japão porque era uma viagem muito cara, mas nunca acreditei nesse título. Não tínhamos e não temos time pra isso. Que venha 2012, quem sabe! Luiz Gonzaga Saraiva.

    ResponderExcluir
  6. Serrano, sou sócio contribuinte, dei meu modesto apoio a essa diretoria...mas se sonhamos em ser relamente grandes no cenário mundial, não podemos dar o vexame como foi dado domingo, acho que o Pelé estava certo em não ir, se expor a essa vergonha , seria demais para nosso eterno Rei., não falo isso pela derrota, o Barça era favorito., mas pela postura frouxa do time., fiquei com vergonha , não dos 4x0 mas novamente escrevo POSTURA.., Espero sinceramente que essa diretoria, olhe para a base.., ( está um pouco abandonada.., ja foi aos campos olhar??? se não foi, aproveite esses dias e faça uma visita..) DE QQ. FORMA NÃO DESISTI DA TERCEIRA ESTRELA..que em 2012 consigamos a libertadores e se conseguirmos não abandonemos o campeonato Brasileiro.., Nosso técnico tb tem muuuita culpa no vexame de ontem e na POSTURA do time, não estou defendendo violencia no campo.., nunca jogamos assim, mas final de campeonato mundal depois de 50 anos , era para entrar mordendo as canelas dos espanhois, suando a camisa., só isso ja ficava feliz.., ficar dando a maozinha para o advesãrio levantar não dá...comprimentos é no fim do jogo, que vergonha..Meu Deus!!!!
    Abraço!
    Luiz L Castro

    ResponderExcluir
  7. Serrano,gostaria de pedir que você explicasse,como poderemos mudar nossa filosofia de jogo?Se num país,no qual o treinador manda mais do que a diretoria,não aceita intromissão no trabalho,o diálogo em relação a padrão de jogo não existe,então como acreditarmos que o Muricy,possa querer alterar seu padrão(ou a falta dele,como queira)de jogo,quem seria a pessoa no santos,para tentar demovê´lo das suas convicções?
    Rio muito,quando escuto LAOR e outros falarem em gestão coorporativa,em qual empresa,um funcionário tipo Muricy,teria tantos poderes e os "superiores" tanto receio de incutir novas idéias na cabeça dele?
    Estas e muitas outras,fazem parte do famoso Marketing Supeficial,que você fala,vende a idéia,mas não pratica.
    Esta prática é comum,não só no Santos,mas na grande maioria dos clubes.Renato Bueloni

    ResponderExcluir
  8. Decepção não vergonha sim, pelo vareio de bola que levamos, sem reação nenhuma. Um PH que andava no campo com a bola passando logo ali.
    Jogadores sem vontade e com medo de serem driblados nem enconstavam, asssistiam a tudo "só cercando" disfarçando a sua mediocridade.
    Um técnico que não se mexia e não mexia com time. Pôs o time dentro da área esperando e esperando os Catalães chegarem, covardemente. Jogadores com cadeira cativa no time e não jogando nada a muito tempo. Muito bla, bla, bla fora de campo.

    Sempre é bom lembrar que já no ocaso da éra Pelé o Santos levou de 4x1 do Barça de Cruiff, porem o timço do Palmeiras com Dudo e Ademir meteu 2x1 no decantado time Catalão de Neskeens, Rinus Mitchel. Esse time do Barça era tão famoso quanto esse!

    Como se diz por ai: é só querer jogar que dá. Agora As Hienas que vivem das sobras dos leões aproveitam a única chance que tem para atacar o único jogador de bola que o Brasil tem de verdade: Neymar que não pode pegar na bola, porque mal chegava e quando chegava, vinha de chutão longo apertado na lateral entre 3 do Barça e ninguem pra ajudar.

    ResponderExcluir
  9. faltou estrutura ,achando que um chutão faria o gol e ganharia o titulos!não reforçou!falta lateral esquerdo desde o inicio do campeonato brasileiro!ficaram reclamando do calendário cbf!convocação dos jogadores santos, transferindo as partida!faltou amistoso no japão para entrosar o grupo adaptar no pais no frio!20 dias de turismo!depois que é derrota e´facil criticar!mas o presidente loar tinha de chefiar adelegação desde a saida cumbica!estava de ferias na espanha!querendo trocar fabio costa, pelo xavis!e agora presidente dá lavar a cozinha suja, roupa suja depois desde vexame!fica a pergunta os jogadores estava mal preparo fisico, andando dentro do campo!era para ter perdido para o kashima reysol!na velocidade!miolo foi a grande falha!

    ResponderExcluir
  10. Realmente uma vergonha!!
    Não sei porque temos que aguentar pessoas no Santos como o Muricy por exemplo que dá a impressão que está fazendo um grande favor em dirigir o Santos!!
    Assusta ver jogadores andando em campos, sonolentos..enquanto vemos um Messi correndo o tempo todo e o campo todo.
    Acho que deve-se reformular para 2012 a começar pelo Professor Muricy.
    Será que com 3x0 contra, ao final do primeiro tempo, não havia necessidade de nenhuma substituição??
    Nem para arriscar? Nem tentar?
    Como disse no começo..uma vergonha!!

    ResponderExcluir
  11. Sérgio Bertóldi19/12/11 5:35 PM

    Boa Tarde Amigos Ainda estou bastante chateado, eu realmente estava muito confiante na conquista da terceira estrela. Minha confiança era baseada no futebol, que todo torcedor sendo santista ou não, sabe que o santos pode jogar! O detalhe é que o Santos entrou em campo e ficou assistindo o Barcelona tocar a bola da maneira que quis, na maior tranquilidade, nossos jogadores pareciam um bando de fãs anestesiados por ver pela primeira vez seus ídolos tão de perto! o Santos respeitou demais o Barcelona, só faltou agradecer ao time Espanhol por ter sido convidado de honra para entregar a Taça para eles! Percebi que o santos não venceria o jogo logo no início, quando as câmeras de tevê focalizaram o Neymar e o Messi, entrando em campo lado a lado, o Neymar olhava para o Messi como um fã olha para um ídolo, quase não acreditando por estar tão perto! Enquanto o Argentino praticamente o ignorava, além disso faltou principalmente ao Santos aquilo que o Zé Love tinha de sobra quando vestia a camisa do Peixe, Garra, Amor a camisa, Raça, Vontade, e principalmente vergonha na cara! O zé não era nenhum craque, sabia de suas limitações e justamente por isso, corria! corria por ele, pelos companheiros, e acima de tudo pelo Santos! Mesmo depois de negociado com o futebol Europeu nunca deixou de por seu pé numa dividida, porque para ele bola dividida, era bola para o Santos! Poxa zé, como lembrei de você nesta triste manhã de Domingo. Como desejei que cada um de seus ex companheiros incorporasse um pouco de você. Volto a dizer ficou mais que provado que alguns jogadores não têm mais condições de permanecer na Vila, alguns por falta de futebol mesmo, já outros por pura falta de sangue nas veias! Um Grande Abraço aos Companheiros e um excelente Natal a todos!

    ResponderExcluir
  12. concordo plenamente com vc caro amigo SANTISTA ,Paulo Sobreira.FAlta de planejamento ,pois teria que reforçar esse time , mas trouxeram oesses perebas q estão ai.Temos q ao menos contratar um olheiro de verdade , por que o que ai é cego .( santista)

    ResponderExcluir
  13. o olheiro q esta ai é cego!!!!

    ResponderExcluir
  14. Pessoal, do jeito que vcs falam dá a impressão que vcs realmente acreditavam que o Santos podia fazer frente ao Barcelona. Só quem não assiste aos jogos do time espanhol, e ainda acredita que o Brasil tem o melhor futebol do mundo, para achar que o Santos podia fazer frente ao rival. O Santos não joga nada há muito tempo e dizer que isso é por conta das convocações, contusões, etc. é querer se enganar. Os 4 gols que levou ficou "bem barato". Só "raça" não resolve; e não correr tem sido o padrão da equipe desde o final da Libertadores, com honrosas exceções, das quais a principal é o Neymar (o Adriano fez muita falta...). Boa parte dos jogadores pensa que futebol é esperar a bola no pé. O Barcelona mostrou que é muito mais que isso, e os craques do time como Messi, Xavi, Fabregas, Iniesta também pensam e agem assim.

    ResponderExcluir
  15. Como torcedor espero que esta derrota fulminante sirva de lição para mudarmos os conceitos, treinamentos e a forma de jogar. Errar é humano, permanecer no erro é "burrice".

    ResponderExcluir
  16. Valeu SANTOS! Obrigado por me proporcionar tantas alegrias nestes últimos anos! Bi-Campeão Paulista, Campeão da Copa do Brasil, Campeão da Libertadores e Vice Campeão Mundial, ou seja, Parabéns ao segundo melhor time do mundo!
    Quanto ao jogo de hoje, eu devo dizer mais uma vez que é isso que faz do futebol esse esporte apaixonante onde nem sempre vence o melhor!
    PARABÉNS MAIS UMA VEZ AO SANTOS FUTEBOL CLUBE, O ALVINEGRO DA VILA BELMIRO, MOTIVO DE TODO MEU RISO, MINHAS LÁGRIMAS E EMOÇÕES!
    AFINAL NASCER, VIVER E NO SANTOS MORRER É UM ORGULHO QUE NEM TODOS PODEM TER!
    Um agradecimento especial a todas as pessoas que nesta manhã de domingo acordaram para ver o MELHOR TIME DA AMÉRICA jogar e claro pelas inúmeras mensagens de apoio e carinho para com os Santistas.
    Bjos e abraços de um ETERNO e APAIXONADO SANTISTA FELIZ.

    ResponderExcluir
  17. Já que vocês gostam de tanto do barcelona,mudem pra Espanha!!!!é, lá aonde eles atiram bananas em Brasileiros.
    Se acham que o Laor está errado, então tá bom, acho que dá tempo dele vender o NEYMAR,o GANSO,o RAFAEL, o AROUCA,o LÉO eo ELANO.
    Dá raiva de ver "torcedores" que quando o time tá ganhando batem no peito e dizem sou Santista!!!Mas quando o time precisa de apoio só sabem criticar, olhem para os dois últimos anos e vejam o que conquistamos,não só em campo, mas fora também.
    Também acho que ontem o time não fez jus a GRANDEZA DO SANTOS e mudanças devem acontecer em 2012, ah já sei pra vocês é pouco. Tenho certeza que quando o time ganhou o TRI DA LIBERTADORES vocês rasgaram elogios para o mesmo time, agora vem querer pregar "amor" ao time, querem desmonstrar que AMAM o SFC,vamos cobrar mudanças sim, más sem esculachar o GLORIOSO ALVI NEGRO.
    NASCER,VIVER E NO SANTOS MORRER!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Sérgio Bertóldi (Jornalista e Radialista)19/12/11 9:34 PM

    Caros Amigos concordo com praticamente tudo que foi escrito até agora, só não consigo me convencer de que o Barcelona seja realmente tudo isso! Acho a bem da verdade que a imprensa mundial criou uma mística em torno de um belo time, mas que para mim pode ser perfeitamente derrotado que o diga o modesto Getafe que há no máximo 20 dias atrás venceu esse mesmo Barcelona pelo Campeonato Espanhol. Volto a afirmar a derrota do Santos foi muito doída, mas pela maneira como foi: um time entregue sem Alma, sem coração! Para aqueles que insistem em colocar a equipe Catalã como um Time de outro Planeta fica aqui a lembrança, no dia 19/12/2009 se não estou enganado foi um sábado, no Estádio Zayed Sports City(Abu Dhabi) Estudiantes da Argentina e praticamente esse mesmo Barcelona fizeram a final do Mundial daquele ano. O placar foi de 2x1 para o Barça Gols: Boselli 37' do 1º; Pedro 44' do 2º; Messi 5' do 2º da prorrogação.
    Estudiantes: Albil, Cellay, Desábato, German Ré (Rojo) e Díaz; Rodriguez, Braña, Verón e Benitez (Sanchez); Boselli e Pérez (Nuñez). Técnico: Alejandro Sabella.
    Barcelona: Victor Valdés, Daniel Alves, Piqué, Puyol e Abidal; Keita (Pedro), Busquets (Touré), Xavi e Messi; Henry (Jeffren) e Ibrahimovic. Técnico: Josep Guardiola.
    Creio que os amigos perceberam que até os 44 do segundo tempo os Argentinos venciam o jogo, o todo-poderoso time Espanhol só foi virar o placar na prorrogação! Agora fica a pergunta que não quer calar. Esse time Argentino que por muito pouco não conquista o Mundial em cima desse mesmo Barcelona, era no papel, mais time que o Santos de Neymar, Ganso, Elano, Arouca, Borges, Danilo? Deixo esta analise aos amigos.

    ResponderExcluir
  19. Fora PH seu maldito mercenário, vagabundo e sem vergonha, aos demais podião ter sido menos covardes.
    Mas 2012 está ai
    VAMOS SER TRI SANTOS

    ResponderExcluir
  20. Ser vice do mundial e último colocado é a mesma coisa aliás é melhor ser último para não ter que passar para eternidade a vergonhosa apresentação de domingo e o show de bola que o SFC tomou, esse mesmo Santos que em 1962 fêz a mesma coisa com o Benfica e depois de 50 anos ainda é comentado no mundo inteiro.
    A falta de ritimo não é desculpa poderia ter feito jogos amistosos contra bons times do exterior antes do mundial para dar ritimo ao time e nem nisso na parte de futebol a diretoria conseguiu ser competente. A lição maior é que o Barcelona não depende de um jogador é um time coletivo e ter ido ao mundial com um elenco inferior que o da libertadores aliado a contratações milionários sem sentido como foi o caso de Ibson e Henrique foi crucial para a derrota, Sabiamos onde estavam os probelmas do time na zaga e nas laterais e trouxemos dois segundos volantes não era na posição de segundo volante o problema onde Danilo vinha comendo a bola. O que mais me preocupa é essa coisa de manter e contratar porque se mantem um ou dois jogadores mas outros jogadores que teriam sido importantissímos no mundial como Jonathas e Alex Sando foram vendidos no meio do ano e não foram repostos. Imaginem que com Rafael, Jonathas, dois zagueiros de seleção, Alexsandro, Arouca, Danilo, Elano e Ganso, Neymar e Borges poderiamos ter ido mais longe ou perder jogando. O futebol profissional diferente da base que está muito bem dirigida precisa mudar e urgente essa é a verdade, Caetano do Vasco seria a pessoal idela para comandar o setor. NO profissionalismo não existe amizade e se continuarmos com essas mesmas pessoas cuidando do profissional cometeremos o mesmo erro.

    ResponderExcluir
  21. Rodrigo Lovo20/12/11 2:59 PM

    O SANTOS chegou, e para a minha surpresa o MALDITO do ganso disse que não vendeu os direitos a dis ainda.Porque então ele falou aquilo no mundial?Vagabundo, safado,mercenário,O GANSO,VAI SE FUDER, O NOSSO SANTOS NÃO PRECISA DE VOCÊ.

    ResponderExcluir
  22. Paulo - Bariri/SP20/12/11 4:52 PM

    Prezado Serrano,

    Precisamos cair na real e repensar algumas coisas:

    1 – Todos queremos ganhar e ser campeão, mas vencer a Libertadores para ir passear no Japão nao dá.
    2 – Precisamos reavaliar este elenco e ficar apenas com aqueles que ainda tem algo a oferecer. Alguns já deram e mostraram tudo e não tem mais o que acrescentar.
    3 – O Ganso precisa decidir o que quer: ficar no Santos ou ir embora para a Europa.
    4 – Como o próprio Neymar disse ao fim do jogo, “tivemos uma aula de como se joga futebol”. Pensando nisso, será que realmente estamos no caminho certo? Ou vamos fechar os olhos e fingir que nosso time é uma máquina brasileira de futebol?
    5 – Este time que foi passear no Japão merece ganhar bicho?
    6 – O Muricy realmente preparou bem o time? Sabiamos quem poderiamos enfrentar e mesmo assim, na vespera do jogo ainda nem sabia como ou quem escalar?
    7 – Entraram em campo para jogar bola e tentar dificultar as coisas para o Barça, ou entraram para participar do bobinho catalão?
    8 – Quase morri pelo Santos ao ser linchado por uma torcida adversária, mas os jogadores ontem, sequer sujaram o manto branco, que um dia foi usado por Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe. Por que será?
    9 – Já assisti o Santos sofrer derrotas de amargar, mas esta foi humilhante. Não pelo resultado em si, mas pela forma com que o Santos aceitou a supremacia barcelonista. Nem ameaçaram lutar.
    10 – Um grande time, não se constrói apenas com nomes. Se constrói com honra, garra, solidariedade em campo e vontade de vencer.
    11 - O modelo do Barcelona funciona por que optaram por implantar o futebol arte em todas os niveis do seu futebol, trouxeram Rinus Mitchel, Johan Cruyff, Frank Riikard e agora o Guardiola.
    Como voces pregam um tal de DNA do Santos, acredito que isso precisa deixar de ser apenas jargão e partir para atitudes reais e efetivas.

    Podemos ganhar Paulistão, Copa do brasil ou Libertadores, até podemos.
    Mas Mundial, estamos bem longe, muito distante mesmo...

    Vamos aguardar para ver o que vai mudar.

    ResponderExcluir