Convite para debate sobre crise do Senado e reforma política, com Dalmo Dallari, Fábio Comparato, Henrique Calandra (Apamagis) e outros juristas
FÓRUM PELA ÉTICA NA POLÍTICA
As entidades abaixo criaram um movimento visando organizar e mobilizar a sociedade civil, formadores de opinião e cidadãos em geral, para por fim a degradação do Senado, reduzir drasticamente seu orçamento e o numero de funcionários da instituição e lutar por uma reforma política que propicie democratização do poder público, maior controle sobre parlamentares e dirigentes, maior transparência e etc.
Seus membros, no entanto, são unânimes em uma indagação: onde estão os juristas? Que estão fazendo com relação a essas questões e a crise atual? Advogados, juízes, promotores, procuradores, enfim, não parecem ser os mesmos das épocas da ditadura, quando a OAB e o XI de Agosto se opunham ao arbítrio, quando Goffredo elaborou e leu a Carta aos Brasileiros e em tantos outros episódios. Será que concordam com a situação atual das instituições?
Para tentar responder a essas questões, discutir a reforma política e o papel e a mobilização dos operadores do direito, marcamos a reunião/debate, informada abaixo, servindo a presente de convite.
Esclarecemos que nosso movimento não tem presidentes ou diretores, mas sim um grupo de coordenadores indicados pelas entidades. Todas as decisões são tomadas democraticamente e em plenárias; não se admite manifestações a favor ou contra partidos ou políticos, o que pode nos dividir, mas apenas pelo que nos une: ações por um país democrático, justo, ético, sustentável, independente e soberano.
Na reunião, os operadores do direito, entre os quais me incluo, poderão decidir se integram o movimento existente ou formam um outro, específico, com finalidades acima descritas e mais as que forem sugeridas e aprovadas..
Participam do Movimento PELA ÉTICA NA POLÍTICA: as seguintes entidades: Abrasel, Alampyme, Amarribo, Educa – União dos Educadores, Biotema, Instituto Brasil Verdade, Instituto de Combate à Fraude e Defesa da Concorrência – ICDE, Instituto Ethos, Instituto PNBE, Grupo Metropolitano Paulista do Programa Agenda 21, Marilia Transparente – Matra, PNBE, Policidadania, Site Brasil Sem Corrupção, Vitae Civilis, Voto Consciente, FENADVB
REUNIÃO COM OPERADORES DE DIREITO, 11 hs, dia 27-7-09, à Rua Itápolis 1468, Pacaembu (final da av Paulista; atrás do Pacaembú).
Mais informações: Soraia ou Letícia, fone 3284-8687 ou Eugenio ou Percival 3661-5093; soraia@institutopnbe.org.br .
Nenhum comentário:
Postar um comentário