
O jornalista Cosme Rímoli diz em seu blog no UOL:
"Descontentamento no final de semana na TV Globo paulista. Motivo? A partida entre São Paulo e Vitória. A audiência da partida foi mais do que decepcionante. Apenas 17 pontos. A Band também não teve o que comemorar. O jogo atingiu apenas 5,2 pontos. Não há o que fazer. As emissoras são obrigadas a seguir um rodízio. Mostrar Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos. Os executivos das emissoras adorariam mostrar apenas partidas do Flamengo para o Rio e Corinthians e Palmeiras para São Paulo. Atualmente os jogos de Corinthians e Flamengo já são mais mostrados. Mas não tanto quanto os executivos da tevê gostariam. Só que o acordo com o Clube dos 13 não permite. Mas, o baixo índice da partida do São Paulo afetou boa parte da audiência do restante do domigo. A cúpula global estuda uma saída para o futuro. Esse rodízio está sendo absolutamente prejudicial à emissora. Há quem sugira uma compensação financeira.
O dinheiro iria para as diretorias de São Paulo e Santos. Os dirigentes, em compensação, permitiriam que mais jogos do Corinthians e Palmeiras fossem mostrados.
O que ninguém se conforma na Globo é com a audiência de apenas 17 pontos em um domingo.
Na, cada vez mais selvagem, guerra por telespectadores, alguma providência será tomada.
O rodízio na transmissão dos jogos dos clubes paulistas é o alvo."
O dinheiro iria para as diretorias de São Paulo e Santos. Os dirigentes, em compensação, permitiriam que mais jogos do Corinthians e Palmeiras fossem mostrados.
O que ninguém se conforma na Globo é com a audiência de apenas 17 pontos em um domingo.
Na, cada vez mais selvagem, guerra por telespectadores, alguma providência será tomada.
O rodízio na transmissão dos jogos dos clubes paulistas é o alvo."
O rodízio citado por Rímoli já permite um excesso de transmissões de jogos do Corinthians aqui em São Paulo. Aumentar essa frequência será um desastre para o futebol paulista e o mesmo acontecerá com o carioca se se der ainda mais preferência aos jogos do Flamengo.
Não se trata de os outros times terem uma recompensa financeira em troca da transmissão de menos jogos. A questão em jogo é a do crescimento das torcidas dos vários clubes. É óbvio que o clube que tiver mais jogos transmitidos pela TV aberta levará vantagem nesse ponto. Isso é injusto, não só com os clubes que serão prejudicados, mas com o futebol como um todo. Bons torneios dependem de clubes fortes com grandes torcidas.
O interesse das emissoras em ter altos Ibopes não deve e não pode ser o critério a nortear a transmissão dos jogos.
Um exemplo grotesco disso foi a recente transmissão da Globo para São Paulo de um jogo sem importância do Corinthians quando o Cruzeiro disputava a final da Libertadores no Mineirão, em Belo Horizonte, um jogo muito mais importante e dramático. Garanto que a Globo teria mais audiência do que teve.
A prevalecer só esse critério de audiência vão enfraquecer ainda mais o futebol brasileiro.
O SANTOS DE 2002 Á 2007 TEVE UMA MEDIA BOA DE AUDIENCIA ,E NEM POR ISSO RESPEITARAM O PEIXE ,TANTO QUE NA GLOBO PASSAVA OS GAMBAS E NA RECORD PASSAVA JOGO DO PEIXE COM UMA OTIMA MEDIA.
ResponderExcluirA RECORD FOI OBRIGADA A PASSAR O MESMO JOGO QUE DA GLOBO.
A TORCIDA DO SANTOS TEM QUE LEVAR FAIXAS AO ESTÁDIO EM PROTESTO CONTRA ESSE DESCASO COM O PEIXE!
ResponderExcluiré evidente que qq jogo do corinthians daria mais ibope do que final de libertadores com o cruzeiro... é cruel mais é a realidade... e a globo nao ta nem ai pro desenvolvimento da torcida do time x ou y, nunca vai ser por isso que eles vao pautar a programação. A globo tem direito de transmitir o que quiser, quando quiser, se os times sao refens da globo, o problema é deles que nao souberam negociar direito...
ResponderExcluirO CORINTHIANS E O FLAMENGO TÊM SIDO PRIVILEGIADOS AO LONGO DOS ANOS. CLARO QUE ISSO ESTÁ ERRADO. MAS EU QUERO ACRESCENTAR UM DADO QUE NÃO FOI FALADO: A TABELA. QUEM FAZ A TABELA DO BRASILEIRÃO TINHA QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO QUE JOGOS SERÃO MOSTRADOS PELA TV. POR EXEMPLO, HOJE VÃO MOSTRAR NAÚTICO X CORINTHIANS. QUEM VAI VER? SÓ CORINTIANO. TINHA QUE TER - NA TABELA - UM JOGO MAIS INTERESSANTE PARA SER MOSTRADO: O PALMEIRAS NO MARACANÂ, O SANTOS EM PORTO ALEGRE, O SÃO PAULO NO MINEIRÃO OU ATÉ MESMO O PRÓPRIO CORINTHIANS JOGANDO CONTRA UM GRANDE DO FUTEBOL BRASILEIRO. ESTOU CANSADO DE VER, NA TABELA, GRANDES JOGOS SEREM MARCADOS PARA SÁBADO, QUINTA, DOMINGO ÀS 18:10h, ENFIM, JOGOS QUE PODERIAM E DEVERIAM ESTAR MARCADOS PARA O TRADICIONAL HORÁRIO DAS 16h AOS DOMINGOS. E CONCORDO COM VOCÊ, SERRANO, NÃO DÁ PARA ENGOLIR UM JOGUINHO DO CORINTHIANS QUANDO A LIBERTADORES ESTÁ SENDO DECIDIDA POR UM TIME BRASILEIRO CONTRA UM TIME ARGENTINO, OU SEJA, A NATA DO FUTEBOL SULAMERICANO.
ResponderExcluirLuiz Gonzaga Saraiva
Eu li o Blog do Rímoli....e é RIDÍCULO.
ResponderExcluirEsses caras deviam ter vergonha de serem tão tendenciosos...aliás como ele foi também no caso MARTA no Peixe...leiam e vejam o desespero desse povo...pela Marta não ter ido jogar no Time da Marginal(aliás só tem MARGINAL lá)....é BRINCADEIRA.....
Santos Semrpe Santos!!!!!!
Serrano
ResponderExcluirRealmente pe frustrante ver alguns jogos sem expressão alguma de equipes de outros estados no mesmo dia e horário em que temos jogos do Santos. Entendo que antes da audiência vem o compromisso com o Jornalismo que não está sendo observado.
Mesmo no quesito audiência não é esse o caso pois transmitindo-se jogos de times de outro estado, é impossível que a audiência seja maior do que jogos do Santos FC.
De prático, acho que deveríamos organizar um movimento com a maioria dos santistas interessados, determinar um dia para que ligássemos para a Tv a Cabo pedindo o cancelamento da assinatura. Entendo que só um movimento de grande porte pode mudar o quadro atual.
Um abraço e parabéns pelo trabalho
Nilson - SP
O que deveria fazer é acabar com o monopólio ( Globo ) sobre as transmissões esportivas. Vender cotas dos campeonatos, Globo ( Jogos do Corinthinas ) Record ( Jogos do Santos ) Bandeirante ( Jogoso do Palmeiras ) SBT ( Jogos do São Paulo ) são exemplos das emissoras de canal aberto. A sim seria justo a concorrência por audiência, com isso a federação, CBF e principalmente os clubes ganhariam muito mais com todas as emissoras escolhendo o clube que melhor interessar e claro ser estipulado um valor nos moldes europeu.
ResponderExcluirMarcos Antonio Silva
São Paulo - São Paulo
socram.br@uol.com.br
A TV brasileira é muito cara de pau. Transmissão televisiva é concessão do governo. Quer fazer o que quer monta uma fábrica de sabonete. É por isso que só tem besteira tipo BBB, A Fazenda, Silvio Santos assediando Maisa, jogo dos gambás, Datena, etc. Gostaria também de saber qual é o nível dos patrocinadores. O Gambazeta é uma piada sustentada por alarme de carro.
ResponderExcluirGuilherme
Eu desisto desse lance de TV, e só não abandono o Santos pq é minha maior paixão mesmo. Seguinte: eu não assisto jogo ao vivo do Santos, eu sou um brasileiro, pobre, que nao tem grana pra ter paper-view. Então, qual a razão para eu que moro tão longe do Estado de São Paulo continuar santista? O amor pelo clube que admiro desde a infancia. Mas qual a razão para um moleque hoje curtir ser santista? nenhuma, não existe Santos na TV Brasileira, não somos ninguem, somos nada, somos como é Nautico e Coritiba para a grande midia, porem em seus Estados pelo menos ambos são respeitados. Não quero nem me dizer mais indignado, o Santos morreu para a TV Brasileira e isso reclamo desde muito tempo. Todos vocês que cuidam do Santos são fiasco administrativo, e deveriam abandonar a posição. O Santos sumiu da midia e a torcida sumirá tambem em pouco tempo. Santos é amador ate para conseguir espaço na midia, é um time fadado a desgraça por ser cuidado por incoMpeTentes desvairados e estupidos. Pronto, meu desabafo e sei que nada mudará, pois o Santos é time média para a midia que detem os direitos de transmissão!
ResponderExcluirEstá na hora de uma intervenção estatal séria na manipulação da "grande mídia", não só no que se refere ao esporte. Não podemos conviver sob a égide do tudo por dinheiro, pois, esta lógica perversa só fará aumentar as torcidas dos times que já possuem as maiores. Concessões de Rádio e Tv são, obrigatoriamente, controladas pelo governo e devem contemplar todas as opiniões, tendências, clubes de futebol, etc. Intervenção já. Parabéns Hugo Chavez que está acabando com o "latifúndio" da radio difusão na Venezuela. Este sistema que está calcado no apadrinhamento político e interesses rasteiros.Exemplo maior é o câncer que é a tv globo para os brasileiros, algo que deve ser banido definitivamente. Por uma democracia de verdade e fora com a "grande mídia" vendida e manipuladora.
ResponderExcluirÉ muito triste, quando o Robinho e cia arrebentavam com os gambás e bambis, só dava Santos na Globo, agora o que está acontecendo? Só passam jogos dos gambás. Meu Deus, o Palmeiras tá arrebentando, o SP está subindo, o Santos está me lembrando 2004... Ou seja, se o Ronaldo jogar só vamos ter curintias, agora se ele não mostrar o mesmo brilho do paulistão, a Glkobo vai recorrer a quem estiver melhor dos tres (st, sp e pm) é uma vergonha. Boicote total à Sra. Rede Globo.
ResponderExcluirAtt. Santista indignado. Parque Arariba (Caruxa)
Vocês deveriam ter vergonha na cara e parar de assistir a rede globo. Se quiserem ver o Santos entrem na internet, vão na Vila e quando tiver aquele timinho na TV assistam um DVD. Parem de dar audiencia, ignorem este monopólio. O Santos sempre foi grande e nunca dependeu muito da torcida.
ResponderExcluirCaro, eu e uma certa parcela da torcida podemos acompanhar o Santos de várias maneiras, inclusive pelo pay per view. Mas a reclamação é no sentido de dar visibilidade ao time pelo canal mais assistido do país, pois esse é um caminho certo para o aumento da torcida. Nestes tempos de marketing e patrocínio é preciso ter uma torcida cada vez maior. Gde abs, Serrano.
ResponderExcluirso queria saber pq ninguen toma providencias em relaçao a rede globo esses filha da puta so passan jogo do corintians pq? eles sao um bando de otario que achan que todo mundo é troxa so quero dizer uma coisa globo vai tomar no cu e gosteroa que a torcida comesase a gritar isso no estadio para todos eles ouvirem
ResponderExcluir