domingo, 27 de março de 2016

O DAY AFTER, SE HOUVER UM...

Um eventual novo governo, se é que vai haver um, terá uma tarefa incomensurável pela frente.
Herdará um país crispado pela disputa política, com seríssimos problemas econômicos, com severos reflexos sociais negativos. E terá que reconstruí-lo navegando em meio a esses escombros.
A tarefa exigirá uma cuidadosa e ampla estratégia de relacionamento e coalizão com diversos segmentos da sociedade, que permita implementar uma política de superação da crise atual, em todos os seus aspectos – que não são poucos.
O primeiro passo, a meu ver, é mostrar compromisso com o aperfeiçoamento do nosso sistema político democrático, superando as imperfeições que nos trouxeram a esta crise.
Isso implica rever o sistema de governo e de representação política e parlamentar, bem como todos os que garantem a participação popular e até a prestação de justiça. Tarefa hercúlea, que agradará uns e desagradará outros, mas inescapável.
Outro passo fundamental é destravar a economia brasileira, um trabalho que exige determinação, mas também cuidados.
Reconquistar a confiança dos investidores é necessário e urgente e fará o país retomar o desenvolvimento. Mas, promover o reequilíbrio fiscal, acabar com subsídios e estímulos fiscais, reformar a previdência, as leis trabalhistas, abrir o mercado, etc, causará muitos ônus à vários setores da sociedade antes de gerar benefícios a todos. Portanto, serão necessárias habilidade e paciência para levar essas pautas adiante.
Será preciso ter em conta que, mesmo com um amplo respaldo da sociedade laboriosamente construído, uma parte dela com certeza se colocará em estado de oposição permanente, pois se julgará alijada do jogo.
Um novo governo, se houver um, terá capacidade de lidar com esse desafio? Seus componentes terão esse discernimento? Saberão ouvir, conciliar, convencer e avançar?
Não se constrói uma democracia com desenvolvimento e justiça social em décadas, mas em gerações, basta olhar a história ao redor do mundo.
O Brasil de hoje não é o de 1985, nem o de 1964, 1954, 1945, 1930 ou 1889. Vamos aproveitar as lições de todas essas datas históricas, mas que tal mirarmos em 2050?

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Brasil precisa de um novo governo para resolver problemas e com órgãos sociais entre outros

      Excluir
  2. Brasil precisa de um novo governo para resolver problemas e com órgãos sociais entre outros

    ResponderExcluir